O Paraná Clube fez o dever de casa nas oitavas-de-final da Copa do Brasil e derrotou o Internacional por 2 a 0 na Vila Capanema, ganhando a vantagem de poder empatar e até mesmo perder no jogo de volta por um gol de diferença. Se marcar no Beira-Rio, os paranasitas terão que ser goleados para perderem a vaga. Os times voltam a se encontrar em Porto Alegre, onde decidem quem enfrenta o vencedor da chave de Palmeiras e Sport.
No 4-4-2, com Roger no lugar de Fernandão, o Colorado tentou mostrar suas garras aos dois minutos, com Nilmar, que foi travado na hora do chute. O Tricolor respondeu com Joelson, que deu o primeiro chute a gol e obrigou Clemer a fazer a defesa. O jogo começou em alta velocidade. Aos sete minutos, Bustos cobrou falta e Fabiano Heves cedeu escanteio. Aos 10 minutos, Fábio Luiz tabelou com Everton e chutou para defesa do goleiro gaúcho.
O equilíbrio era total, com as equipes abertas. Aos 14 minutos, Jumar tentou um lançamento em velocidade, mas errou a mira, perdendo um bom ataque. Aos 16 minutos, Iarley arriscou o chute, a bola desviou na zaga e saiu. Aos poucos o time da casa dominava as ações, levando Abel Braga à loucura na lateral de campo. Aos 20 minutos, Ângelo fez belo cruzamento e Índio apareceu para salvar.
O Paraná não aproveitava o bom momento no jogo e perdia o meio campo para o Inter. Aos 28 minutos, mais uma tentativa de cruzamento paranista, desta vez com Everton. Clemer saiu do gol e ficou com a bola. O ritmo da partida caiu, com os times truncando o jogo com algumas faltas mais fortes. Aos 38 minutos, Nilmar foi lançado para não conseguir completar a jogada. Aos 43 minutos, Alex cobrou falta e Fabiano Heves fez a defesa com facilidade.
Na segunda etapa, as equipes voltaram sem alterações, inclusive na disposição. No primeiro ataque, Léo cobrou falta na área e Bustos conseguiu tirar. Mas, aos cinco minutos não teve perdão. Léo cobrou falta curtinho para o estreante lateral-direito Ângelo mandar a bomba, que ainda desviou no caminho antes de morrer no fundo das redes.
Com o gol o time paranaense levava para o Rio Grande do Sul a vantagem do empate e até uma derrota por um gol de diferença. Mas o Inter não estava morto. Aos 13 minutos, Marcão fez o cruzamento e Daniel Marques quase tocou contra o próprio gol. Aos 18 minutos, Nilmar recebeu na área e girou para chutar nas mãos de Fabiano Heves.
O Paraná devolveu aos 22 minutos, com Fábio Luis, que chutou para a defesa de Clemer. No rebote, Joelson foi travado e ganhou escanteio. A partida entrava na reta final, com o time da casa administrando bem o resultado.
Aos 34 minutos, Fabio Luiz recebeu em velocidade, mas Orozco apareceu para afastar. Até que aos 37 minutos, Giuliano fez a jogada e tocou para Fábio Luiz, o Tanque, que mandou para o fundo das redes e garantiu uma grande vantagem para o jogo de volta.