Depois de sair na frente no placar, o Paraná Clube permitiu o empate do Fortaleza em 1 a 1 , na Vila Capanema, e foi eliminado da Copa do Brasil 2009. No jogo de ida, o time havia perdido por 2 a 1 no Estádio Castelão. Agora, o Tricolor de Aço enfrenta o Flamengo, que eliminou o Remo em apenas uma partida.
O Tricolor Paranaense pressionou durante boa parte do primeiro tempo e conseguiu abrir o placar aos 44 minutos, com Agenor, que aproveitou cruzamento para desviar para o fundo das redes. Na segunda etapa, o jogo ficou equilibrado, com a equipe cearense buscando o gol. E ele aconteceu aos 34 minutos, com Bambam.
O jogo – Com uma chuva fina e gelada na capital paranaense, a partida começou com o Tricolor de Aço tendo a primeira chance, com Rodrigo Mendes que, na hora do chute, errou a mira. Aos seis minutos, Wando tentou disparar em velocidade, mas Silvio apareceu para travar a jogada. Aos oito minutos, Bambam recebeu com liberdade e balançou as redes, mas o árbitro anulou marcando impedimento.
O Paraná encontrava dificuldades para sair jogando, com o sistema defensivo um pouco desorganizado. Aos 10 minutos, Danielzinho abriu espaço e arriscou o chute, à direita da meta. Aos 13 minutos, Lenílson encontrou Danielzinho na área, mas o chute saiu em cima do goleiro Douglas. O Tricolor Paranaense pressionava e, aos 15 minutos, Fabinho tocou por cobertura e a bola bateu no travessão. Aos 23 minutos, Danielzinho perdeu mais uma boa chance.
Depois de um início difícil, o time da casa tomou as rédeas da partida, mas tinha dificuldade para balançar as redes. Aos 27 minutos, Araújo tentou o chute m as longe da meta. Aos 30 minutos, Agenor desviou cruzamento de cabeça e a zaga tirou em cima da linha. Aos 36 minutos, Wando tentou o cruzamento, a bola mudou de direção e Douglas afastou. Até que aos 44 minutos, Agenor aproveitou cruzamento e tocou de cabeça para as redes.
Na segunda etapa, precisando pelo menos empatar o jogo, o Fortaleza partiu para o ataque. Aos dois minutos, Julio recebeu de frente pra o gol e bateu para defesa de Rodolfo. A resposta veio aos cinco minutos, com um cruzamento de Wando que Douglas teve que deixar a meta para tirar da cabeça de Lenílson. Aos oito minutos, Danielzinho bateu de primeira na área, a bola desviou e saiu pela linha de fundo.
Depois da pressão inicial sofrida, o Paraná acordou e já estava mais próximo do segundo gol. Aos 12 minutos, Edimar recebeu de Fabinho e chutou para boa defesa de Douglas. Aos 14 minutos, Julio bateu de longe, mas a bola foi para fora. Novamente de fora da área, Fabinho tentou surpreender o goleiro, aos 20 minutos, mas isolou. O time cearense não estava morto e, aos 22 minutos, Bambam apareceu em velocidade e Rodolfo deixou a meta para salvar.
O jogo ficou equilibrado e qualquer um dos times podia marcar o gol decisivo para a conquista da vaga. Aos 33 minutos, Bambam aproveitou falha da zaga e apareceu na cara do gol para marcar o gol de empate. Aos 39 minutos, Araújo cruzou para Maicon e na raça a zaga afastou. Desesperado, o Tricolor da Vila partiu para o ataque, mas desordenado, para desespero da torcida, que já havia lamentado a eliminação no Campeonato Paranaense.