Nem Brasil, nem Argentina. A liderança das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010 virará o ano nas mãos do Paraguai. O novo ponteiro assumiu o posto ao derrotar o Chile por 3 a 0, na madrugada desta quinta-feira, no encerramento da quarta rodada da competição.
Como a próxima rodada será só em junho de 2008, o Paraguai fecha o ano com dez pontos, um a mais que a Argentina e dois na frente do Brasil. Já o Chile cai para a sétima colocação, com quatro pontos, e amarga a segunda derrota em quatro partidas.
No compromisso desta madrugada, os chilenos até que começaram melhor e parou em duas boas defesas de Villar. Aos quatro minutos, ele defendeu boa cobrança de falta de Fernandéz e voltou a salvar o Paraguai aos 15, em finalização de Ponce.
Quando a torcida já se animava em Santiago, o Paraguai abriu o placar aos 23 minutos, em um lance de sorte. Após um chutão da intermediária, o atacante Váldez levou a melhor na disputa de cabeça com um adversário e a bola sobrou para Cabañas, que deu um toque de leve na saída do goleiro.
O Chile partiu para o ataque, mas não conseguiu ameaçar de forma contundente a meta adversária. Suazo finalizava mal e o time acabou castigo nos acréscimos. Em cobrança de escanteio de Cabañas, o zagueiro Da Silva subiu livre e cabeceou sem chances para o goleiro Bravo.
Na etapa final, o Paraguai não demorou para ampliar e definir o resultado. Aos 13 minutos, em uma repetição do segundo gol, Da Silva aproveitou escanteio de Cabañas e aumentou de vez o desespero chileno. A partir daí, o time da casa partiu de forma estabanada para o ataque e os paraguaios não encontraram dificuldade para segurar o triunfo e a liderança das eliminatórias.
Agora, as duas equipes só voltam a campo entre 14 e 15 junho do próximo ano. O Paraguai defende sua liderança contra o Brasil, em Assunção, e o Chile busca a recuperação diante da Bolívia, em La Paz.