A Assembléia Legislativa de Mato Grosso homenageará o velocista Lucas Prado com a Comenda Atleta Mato-grossense. A honraria será entregue em sessão especial com data ainda a ser definida. O paratleta rondonopolitano conquistou nas Olimpíadas de Pequim 2008, China, a medalha de ouro na prova dos 400 metros rasos da classe T11 (cegos totais) com o tempo de 50 segundos e 27 centésimos de segundo. O desempenho o consolidou como o cego mais rápido do mundo.
Lucas Prado também venceu nas provas dos 100 e 200 metros, no lotado estádio olímpico Ninho de Pássaro. Nos 100 metros, ele venceu o duelo com o angolano José Armando na final e, com 11s03, estabeleceu o novo recorde mundial. Nos 200 metros, o roteiro foi praticamente igual. Ouro para o mato-grossense com mais um recorde mundial incluído no currículo: 22s48.
Lucas perdeu 90% da visão há cinco anos, quando trabalhava em um banco de Rondonópolis e teve deslocamento da retina. Em 2006, ele perdeu totalmente a visão e hoje treina em Joinville (SC) com o acompanhamento do guia Justino Barbosa.
A homenagem foi indicada pelo deputado estadual Alexandre Cezar.