O Palmeiras continua vivo na disputa do título do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Verdão fez a sua lição de casa, bateu o Atlético-MG por 3 a 1, no Palestra Itália, mas não assumiu a liderança por causa dos triunfos do Flamengo sobre o Corinthians e do Internacional contra o Sport.
Com a 17ª vitória na competição nacional, o Palmeiras alcança 62 pontos, na terceira colocação. O Flamengo fica com o primeiro lugar, com 64. O Internacional está logo atrás, também com 62, e vantagem nos critérios de desempate – time gaúcho tem mais vitórias do que o Verdão.
Ainda assim, o elenco alviverde ganha alguns dias de tranquilidade. A pressão era forte no Palestra Itália, sobretudo após a emboscada sofrida pelo ônibus do clube na volta da concentração de Itu. O Atlético-MG, por sua vez, permanece com 56 pontos e perde qualquer chance de disputar a Libertadores do ano que vem.
Na última rodada, o Palmeiras estará no Rio de Janeiro para jogar contra o Botafogo, no estádio Engenhão. Já o Atlético-MG vai enfrentar outro rival paulista, o Corinthians, no estádio do Mineirão. As duas partidas vão acontecer no domingo que vem, às 17 horas.
O Jogo – Mordido, o Palmeiras começou em ritmo alucinante o confronto no Palestra Itália. Com constante movimentação no setor ofensivo, o Verdão alcançou a abertura de placar em sua primeira investida. Em bela troca de passes, Deyvid Sacconi recebeu na ponta direita e cruzou para Cleiton Xavier completar para as redes.
Assustado, o Galo demorou cinco minutos para se encontrar, mas também levou perigo ao goleiro Marcos. Carlos Alberto invadiu a área livre pela direita e deu azar no arremate, que foi para fora.
Mais confortável em campo, os mineiros alcançaram o empate em sua principal especialidade, o contra-ataque. Aos 14 minutos, em um erro de Vagner Love, Diego Tardelli foi lançado por Éder Luís e, com imensa tranquilidade e precisão, tocou na saída de Marcos.
Só que a alegria atleticana durou pouco. Dois minutos depois, o Palmeiras retomou a vantagem em um lance espetacular. Vagner Love foi lançado nas costas da zaga e acabou desarmado pelo goleiro Carini em um carrinho de fora da área. Ousado, Diego Souza pegou de primeira do meio-campo e fez um gol digno dos maiores craques do mundo.
Após o início empolgante, o jogo teve uma queda de velocidade a partir dos 20 minutos. O Atlético-MG ficou com o controle das ações, mas esbarrou em grandes defesas de Marcos. Pouco antes do intervalo, os mineiros levaram um castigo: o terceiro gol. Vagner Love recebeu assistência de Deyvid Sacconi e tocou por baixo de Carini, encerrando o jejum que vinha desde o dia 8 de outubro.
Modificações: O Atlético-MG voltou para o segundo tempo com duas substituições. Ricardinho e Correa entraram nos lugares de Éder Luís e Márcio Araújo. Com isso, a equipe do técnico Celso Roth ganhou em posse de bola. Enquanto isso, o Palmeiras explorava os contra-ataques.
Sem penetração, Celso Roth deixou o Galo durante a etapa final mais ofensivo com a presença de Rentería no lugar de Thiago Feltri. O Palmeiras respondeu com a entrada de Marcão na vaga de Maurício Ramos, que não estava nas melhores condições físicas.
Neste momento do jogo, o Palmeiras estava próximo da liderança. São Paulo e Internacional estavam tropeçando. Curiosamente, faltava somente um gol do rival Corinthians contra o Flamengo, em Campinas.
Mas a esperança alviverde durou pouco. Logo o Internacional virou contra o Sport, além da confirmação da vitória do Flamengo sobre o Corinthians. O Palmeiras fechou a rodada em terceiro lugar.