O Palmeiras obteve uma vitória por 2 a 1 no jogo de ida contra o Comercial-PI e dificilmente deixará de assegurar a vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Mas a equipe do técnico Luiz Felipe não volta da cidade de Teresina totalmente feliz, já que chegou a abrir dois gols de vantagem e acabou punida com um gol de cabeça de Rafael. Portanto, o Alviverde será obrigado a disputar o confronto de volta na semana que vem no Pacaembu.
De qualquer forma, a vitória palmeirense foi construída com um gol em cada tempo. Na etapa inicial, Adriano balançou as redes pela primeira vez no clube de Palestra Itália, mas foi econômico na comemoração, mesmo com a expectativa por sua dança em homenagem a Michael Jackson. Kleber ampliou logo depois do intervalo.
Agora, o Palmeiras terá de se concentrar para defender a liderança isolada no Campeonato Paulista. No domingo, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari enfrenta o clássico contra o São Paulo, no estádio do Morumbi.
O Jogo – Em Teresina, o confronto no irregular gramado do estádio Albertão foi iniciado sem surpresas, levando-se em conta o fato de ser um desafio entre um grande e um pequeno. Empolgado, o Comercial-PI impôs uma correria nas primeiras investidas para tentar surpreender a boa defesa do adversário. Enquanto isso, o Verdão concentrava as jogadas em Valdívia para quebrar o ritmo dos donos da casa.
A qualidade superior palmeirense não demorou a aparecer. Aos 13 minutos, a conclusão de Maurício Ramos dentro da área acabou desviada e quase entrou no canto direito. Pouco depois, Kleber carimbou o travessão em uma cabeçada. O Comercial-PI começou a se assustar.
Apesar de atuar em ritmo de treino, o Palmeiras balançou as redes com o aguardado gol de Adriano “Michael Jackson”, de cabeça, aos 31 minutos. Na comemoração, havia uma grande expectativa sobre a dança em homenagem ao antigo ídolo pop, mas o jogador mostrou timidez com a camisa alviverde.
Por outro lado, na função de atacante, Adriano parecia disposto a apresentar trabalho. Pouco antes do intervalo, ele ganhou na raça a disputa com a zaga e saiu na cara do gol. Desta vez, a mira do “Michael Jackson” falhou e o chute saiu em cima do goleiro Neto.
No segundo tempo, o Palmeiras voltou disposto a definir a fatura. No primeiro minuto depois do intervalo, Kleber recebeu a cobrança de lateral de Cicinho na área, girou sobre Rafael e bateu de perna esquerda, firme, inapelável, no canto direito do goleiro Neto. O placar já garantia a vaga antecipada aos paulistas.
O Comercial continuou, todavia, acreditando em evitar a eliminação. Primeiro, tentou reagir na conclusão de letra de Zé Rodrigues que ficou nos braços de Bruno. Mas a palavra gol foi pronunciada apenas na cabeçada de Rafael, no ângulo, aos 30 minutos. O gol foi comemorado como um título e assegurou a presença dos piauienses no confronto de volta.
No fim, Felipão apelou ao desespero com as entradas de Tinga e Miguel para tentar o terceiro gol. Contudo, o Comercial-PI se segurou bravamente na defesa.