O Palmeiras entrou em campo no início da noite deste domingo, em Sertãozinho, desafiando a matemática e sonhando com o G-4, possibilidade real para o time do Palestra graças à derrota do Paulista para o Bragantino.
Com mais uma atuação destacada da dupla Valdivia-Edmundo, o Verdão saiu atrás, mas conseguiu a virada e chegou à vitória: 4 a 2. Edmundo marcou dois, um deles em outro pênalti sofrido pelo chileno Valdívia, o principal jogador da equipe.
O sonho de chegar pela primeira vez entre os quatro ponteiros do Paulistão, no entanto, quase foi por água abaixo com o gol de Márcio Mixirica, logo aos três minutos de jogo.
A situação não se complicou graças à dupla dinâmica do Verdão. Foram eles que levaram o time a virada ainda no primeiro tempo, mantendo vivas as esperanças de classificação.
Em seu primeiro momento de liberdade, Valdívia enganou a defesa e serviu Edmundo. Com uma bomba, o Animal marcou seu sétimo gol no torneio e deixou tudo igual no placar aos 11 minutos.
Empolgado, o Verdão partiu para cima e só precisou de mais sete minutos para virar. Edmundo começou a jogada e encontrou Martinez livre. O volante se livrou do marcador com facilidade, entrou na área e cutucou por baixo do goleiro: golaço e virada verde.
O jogo continuou bastante movimentado e o Sertãozinho, mais ofensivo com a entrada de Alex Terra no lugar de Fabiano Souza, teve a chance de chegar ao empate em chute de Ricardo Lopes, defendido com maestria por Diego Cavalieri.
Na volta do intervalo, o jogo foi eletrizante. Logo aos três minutos, Michael deu um passe genial para Osmar, que bateu forte, com estilo, sem chances para o goleiro Alex Alves, que substituíra o titular Bruno no intervalo: 3 a 1 Verdão.
Três minutos depois, o Sertãozinho diminuiu. Depois de cobrança de falta, Diguinho acertou o travessão e, na sobra, Éder Gaúcho aproveitou vacilo de Wendel para recolocar o time da casa no jogo.
A alegria do Sertãozinho durou pouco. Na saída de bola, Valdívia fez lance genial e foi derrubado por Éder Gaúcho. Pênalti, que Edmundo cobrou para desafogar novamente o Palmeiras e garantir a entrada do Verdão pela primeira vez no G-4 do Campeonato Paulista.
O time teve a chance de aumentar o placar com Edmundo, de carrinho, e Edmílson, em duas cobranças de falta, mas parou nas mãos de Alex Alves. No final, Valdívia, visivelmente contrariado, deixou o campo para a entrada de Caio e Edmundo deu lugar a Cristiano.
Agora, o time do Parque Antártica dá um tempo no Estadual e viaja para Minas Gerais, onde na quarta-feira terá como adversário o Ipatinga, pela Copa do Brasil. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o Verdão elimina o jogo da volta