O Palmeiras, aos poucos, vai ganhando o entrosamento esperado pelo treinador Caio Júnior. Neste domingo, com o mesmo time que bateu o Paulista na estréia do Campeonato Paulista começando como titular, o time de Palestra Itália conseguiu seu segundo resultado positivo: 2 a 1 sobre o Rio Branco, em Americana.
Assim, apesar de ainda não poder contar com o time que considera ideal – Leandro, Martinez, Florentín, Edmundo e Nen ainda permanecem recuperando a forma física – a equipe alcançou a quarta colocação na tabela de classificação com o resultado positivo. Já o Rio Branco assumiu a lanterna, sem pontuação.
Em campo, entretanto, os gols demoraram a sair. No primeiro tempo, o gramado encharcado graças às chuvas que atingiram a cidade de Americana no domingo prejudicou bastante o desenvolvimento das equipes, que tinham dificuldades no passe e abusavam das faltas na intermediária.
Mesmo assim, o Palmeiras começou melhor e atacava mais do que o adversário, principalmente através dos meias Valdívia e Willian. No melhor lance do time alviverde, aos 29 minutos, Wendel deu um “drible da vaca” no zagueiro do Rio Branco e Willian apareceu para finalizar, mandando a bola por cima da meta.
Já o Rio Branco só passou a levar perigo ao gol de Marcos no meio da etapa inicial. Assim, o Rio Branco criava suas jogadas aproveitando muitas vezes a bobeira da zaga palmeirense. Aos 37 minutos, após cobrança de escanteio, Rodrigo Pontes cabeceou para o gol e a bola balançou a rede, mas pelo lado de fora.
Apesar da ausência de gols, a expectativa do Palmeiras no intervalo era manter a vontade para superar o adversário e o gramado encharcado. “A gente tem que continuar com o mesmo empenho. Vamos continuar assim, correndo bastante atrás da bola, que a gente vai conseguir”, analisou o meia Willian, quando deixava o gramado para o intervalo.
Já no retorno, o meio-campo Caio – que entrou no intervalo, na vaga de Marcelo Costa – revelou qual foi o pedido do treinador Caio Júnior nos vestiários. “Ele pediu para que eu jogue mais pela direita. Disse também que temos que chutar mais a gol”, resumiu o jogador, que chegou ao Palmeiras recentemente, oriundo do Barueri.
Dessa forma, o Palmeiras não demorou muito para abrir o placar na etapa complementar. Aos 4 minutos, Michael fez boa jogada na frente da área, tirou a zaga e tocou para o meio. Lá, Valdívia apareceu e chutou certeiro para o canto esquerdo do goleiro Adir, marcando o primeiro do jogo no Décio Vitta.