O Palmeiras sofreu para ganhar um ponto contra o lanterna Sport. Depois de levar dois gols, o Verdão acordou somente na etapa final, após a expulsão de um adversário, o zagueiro Durval, e garantiu a igualdade por 2 a 2 na noite desta quarta-feira no Palestra Itália.
No Brasileirão do ano passado, o Sport já havia atrapalhado a vida do Palmeiras no mesmo Palestra Itália com um triunfo por 3 a 0. Com o resultado, o Verdão volta à liderança pelo saldo de gols, com a mesma pontuação do São Paulo (59), que ainda joga na rodada.
Porém, apesar de impor dificuldades ao Palmeiras, o Sport tem confirmado seu rebaixamento para a Série B. O lanterna do Campeonato Brasileiro fica com 31 pontos na classificação.
Como aconteceu no Rio, o jogo foi marcado de polêmica. No gol de empate do Palmeiras, Danilo marcou em posição legal, mas jogadores do Sport alegam que o árbitro Elmo Alves Resende apitou antes da conclusão do lance.
Na próxima rodada, o Palmeiras terá uma pedreira pela frente. Na quarta-feira da semana que vem, enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre. Já o Sport atua dentro de dez dias diante do Fluminense, na Ilha do Retiro.
O Jogo: Mordido, o Palmeiras apertou o Sport desde os instantes iniciais. Ao contrário das últimas partidas, Muricy Ramalho apostou no esquema 4-4-2, com a presença de Sandro Silva mais adiantado, jogando praticamente como um meia. No ataque, Ortigoza dava mais agilidade ao Verdão.
Mas o bom início alviverde não durou muito. Logo o Sport começou a encontrar espaços para tocar a bola. E, aos 11 minutos, o time pernambucano surpreendeu ao abrir o placar. Em bela trama pela esquerda, Dutra alcançou a linha de fundo e encontrou Arce livre na área. O goleiro Marcos nada pôde fazer no arremate de perna esquerda do boliviano.
O gol desarrumou o time de Muricy Ramalho. Quatro minutos depois, o Sport ampliou o placar. Com Souza, Maurício Ramos e Edmilson perdidos, Wilson foi lançado no comando de ataque, passou por Armero e tocou com categoria na saída de Marcos. O cenário era inacreditável no Palestra.
Perdido, o Palmeiras apelou ao desespero e começou a jogar ao melhor estilo de Muricy Ramalho. Os chuveirinhos alviverdes eram vistos de todas as partes do campo. A zaga do Sport estava sendo consagrada.
Aos trancos e barrancos, o Palmeiras criou suas melhores chances no fim do primeiro tempo. O chute de Ortigoza acertou o poste. Já a cabeçada de Obina parecia gol certo, mas o goleiro Magrão operou um milagre.
Na volta para a etapa final, Muricy Ramalho tentou dar alma ao time com as entradas de Pierre e Deyvid Sacconi nos lugares de Sandro Silva e Souza. O Palmeiras ganhou fôlego em campo, apesar de continuar desorganizado e desesperado.
Sem conseguir incomodar muito o adversário, o Palmeiras ficou com uma esperança de reação ao acompanhar a expulsão de Durval, aos 22 minutos. Imediatamente, Muricy Ramalho colocou Marquinhos no lugar de Edmilson. Logo em seguida, o Verdão diminuiu com gol de Deyvid Sacconi, que aproveitou passe de Ortigoza e encheu o pé para vencer Magrão.
No fim, o Palmeiras empatou com lance polêmico. Danilo recebeu na área em posição legal e conferiu. Porém, jogadores do Sport alegam que o árbitro apitou antes da conclusão do lance. No final, Marcos chegou a tentar um gol de cabeça na área, mas o placar foi mantido em 2 a 2.