Passadas cinco rodadas, o Palmeiras continuar sem vencer no Campeonato Paulista. O Alviverde recebeu o Bragantino no estádio do Pacaembu – eleições para o conselho deliberativo do clube estavam acontecendo no Parque Antártica – e ficou apenas no empate em 1 a 1, pela oitava rodada da competição estadual. Com esse resultado, o Palmeiras já soma cinco partidas consecutivas sem vencer no estadual, sendo três empates e duas derrotas.
Já o time de Bragança Paulista continua como a melhor equipe do interior no torneio regional. Pelo menos até este domingo, ocupa a quarta colocação da tabela, com os mesmos 15 pontos de Corinthians e São Paulo, que fazem o clássico da rodada. O Palmeiras é o nono colocado com 11 pontos, longe da zona de classificação para as semifinais do Paulistão.
Mesmo jogando fora de seu estádio, o Palmeiras começou a partida pressionando o Bragantino. Tanto que com menos de um minuto de jogo, o meio-campista Caio fez bonita jogada na entrada da área e quase abriu o placar. Quatro minutos depois, Martinez tentou duas vezes antes de o goleiro Felipe ficar com a bola. Aos 7 minutos, o atacante Osmar ainda teve o gostinho de colocar a bola para dentro do gol, mas o assistente marcou impedimento, depois de lançamento de Dininho.
Depois dessa pressão inicial do time da capital, o jogo ficou feio, com muito bate-rebate no meio-campo. Em uma dessas rebatidas, a bola sobrou no ataque do Bragantino. Aos 13 minutos do primeiro tempo, a dupla de defesa do Palmeiras fez bobagem e a bola sobrou para Everton. Dininho não perdeu a viagem e fez pênalti para o time de Bragança Paulista. Na cobrança, o lateral-direito Júlio César bateu bem. Bola para um lado, o goleiro Marcos para o outro e o placar aberto para o Bragantino.
O Alviverde pareceu ter sentido o gol do time adversário e ficou perdido em campo. O Bragantino, que antes apenas se defendia e se aproveitava dos contra-ataques, começou a pressionar o Palmeiras dentro do seu campo. Aos 21 da primeira etapa, o meio-campista Somália perdeu grande chance depois de lançamento de Everton.
Até os 30 minutos, o time do Parque Antártica continuou à mercê do Bragantino, fazendo apenas lançamentos diretos de sua defesa. Os visitantes continuavam chegando com perigo à meta do goleiro Marcos. Vendo seu time jogando mal, o técnico Caio Júnior tirou Martinez, que vinha bem na partida, e colocou Willian. Com isso, a torcida palmeirense entoou um contundente grito de “burro”.
No entanto, o Palmeiras melhorou depois da mudança e no final da primeira etapa, voltou a dominar a partida. Aos 38, depois de bom cruzamento rasteiro de Florentín, Paulo Baier perdeu gol incrível, chutando, dentro na pequena área, a bola no peito do goleiro Felipe. Mas na cobrança de escanteio do mesmo Paulo Baier, o zagueiro Edmílson empatou de cabeça. Antes do apito final, Baier, em cobrança de falta, e Caio, em jogada individual pela direita, tiveram a chance de virar.
O segundo tempo começou menos movimentado, com os dois times priorizando mais a marcação no meio-campo, chegando com pouco perigo ao ataque adversário. Tanto que os dois goleiros ficaram até os 15 minutos da etapa complementar sem efetuar nenhuma defesa importante. Mas nesses minutos iniciais, era o Palmeiras que tinha uma maior posse de bola, acuando o Bragantino em seu campo de defesa. Por sua vez, os visitantes mantinham os bons contra-ataques.
Aos 16 minutos, o Palmeiras teve a primeira boa chance do segundo tempo. O camisa 16 Caio fez jogada boa individual e chutou de longe com muito perigo, mas a bola passou por cima do gol. No lance seguinte, o mesmo Caio enfiou ótima bola para Willian, que saiu na frente do goleiro Felipe. Mas o meio-campista pegou muito embaixo na bola e ela saiu por cima do gol.
Com 22 da etapa final, foi o Bragantino que perdeu grande chance de ficar novamente à frente no placar. O atacante Everton saiu na cara do goleiro Marcos, depois de boa bola enfiada, mas desperdiçou a jogando chutando displicentemente para fora. Mas na jogada seguinte, Cristiano, que entrou no segundo tempo no time do Palmeiras, recebeu bola de Florentín, limpou o zagueiro e chutou rente à trave para fora.
No final da partida, o Palmeiras pressionou muito e ainda conseguiu que o Bragantino tivesse o zagueiro Tiago Vieira expulso. Mas nem assim, o time do Parque Antártica conseguiu fazer o gol que lhe valeria a primeira vitória em cinco rodada do Paulistão.