A boa campanha neste início de Paulistão trouxe calmaria ao elenco do Palmeiras. Contente pelo atual momento, o Verdão tenta não "pecar em detalhes" e chegar embalado no clássico com o São Paulo, domingo, em Presidente Prudente (SP). Para isso, os comandados de Felipão sonham com mais um bom resultado, diante do Oeste, às 19h30 (de Brasília) desta quinta, no Pacaembu, em jogo da nona rodada do Estadual.
Com 20 pontos somados, o Alviverde segue na luta pela ponta do campeonato, enquanto o Oeste, que conseguiu apenas sete pontos, vê o perigo da zona de rebaixamento se aproximar. Invictos há 13 partidas, contando o final da temporada passada, e vindo de cinco vitórias seguidas, os jogadores palmeirenses sabem que a equipe caminha bem, mas, em 2012, não pode repetir os erros da última temporada.
"O time está bem, é muito bom viver esse momento e vir trabalhar com alegria. Acho que estamos no caminho certo, podemos nos considerar favoritos aos títulos, mas ainda falta muita coisa. No ano passado, também começamos o ano muito bem e ficamos pelo caminho por termos pecado em alguns detalhes. Não podemos perder a concentração e precisamos continuar acreditando que vamos chegar", explicou o volante Márcio Araújo, em entrevista ao site oficial do clube.
Para o camisa 8, o encontro desta quinta com o Oeste será um acontecimento importante: quando entrar no gramado do Pacaembu, chegará à marca de 140 jogos pelo Verdão. No clube paulista desde 2010, o volante tem a confiança do técnico Luiz Felipe Scolari, tanto que o pentacampeão utilizou o jogador em 64 das 69 partidas do Palmeiras no último ano, e selecionou Márcio Araújo como titular nos nove jogos do clube em 2012, contando o amistoso com o Ajax.
Além do volante, o Palmeiras ainda deverá contar com a volta do lateral Cicinho. Após cumprir suspensão por acúmulo de cartões amarelos na vitória sobre o Guaratinguetá, o camisa 2 reassumirá sua condição de titular, mas com a forte sombra de Artur, que nos três jogos que atuou pelo clube, marcou três vezes, inclusive no da última sexta.
Os desfalques ficam por conta do lesionado Luan, que ainda se recupera de uma cirurgia no pé esquerdo, o zagueiro Thiago Heleno, em busca de retomar sua melhor forma física, o armador Valdivia, que evolui bem após uma lesão na coxa direita, mas ainda não tem condições de enfrentar o time de Itápolis, além do zagueiro Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Para a vaga na defesa, Felipão tem duas opções: Maurício Ramos, ou Adalberto Román – caso o último seja escolhido, esta deverá ser a sua estreia, já que o paraguaio ainda não atuou pelo Alviverde desde que foi contratado, no início da temporada. No ataque, Barcos e Maikon Leite devem ser os titulares mais uma vez – na última rodada, o camisa 29 voltou a marcar pelo time, desta vez de pênalti, em infração cometida em cima de seu parceiro de ataque.
O Oeste, embora invicto há três rodadas, somou apenas uma vitória neste período – diante do Guaratinguetá, na sétima rodada. Na última sexta, o Rubrão conquistou o empate com a Ponte Preta, em Campinas. O resultado, porém, para o técnico Roberto Cavalo, foi menos importante do que a demonstração de vontade de seus jogadores.
"Talvez em termos de pontuação agora não seja o ideal, mas esse ponto vai nos ajudar muito lá na frente. Jogamos para vencer e quase levamos os três pontos, mas gostei muito da conduta e da atitude dos jogadores, buscando a todo momento o melhor para o time. Saí satisfeito. Agora é o Palmeiras, outra pedreira, mas estamos cientes de que estamos cumprindo com nossa obrigação", afirmou o treinador.
Contra o Verdão, porém, o Oeste não terá seu artilheiro no Paulista, o atacante Tadeu. Autor de cinco gols pelo time de Itápolis, o centroavante está fora do jogo desta quinta por conta de uma cláusula em seu contrato com o próprio Palmeiras, que emprestou o jogador para a disputa do Campeonato Paulista, assim como o defensor Gualberto. Além deles, Cavalo não terá o rodado Val Baiano, dispensado na última semana e o zagueiro Cris, lesionado. A boa notícia fica por conta de Roger, que volta a ser opção no comando de ataque.