O Palmeiras ainda não pode respirar aliviado no Campeonato Brasileiro. Ao perder, de virada e no final, por 3 a 2 para o Juventude neste domingo, no estádio Alfredo Jaconi, o Alviverde paulista seguiu ameaçado pela zona de rebaixamento, enquanto o gaúcho se distanciou.
O time de Caxias do Sul pode se livrar de vez da degola com um tropeço da Ponte Preta diante do Fortaleza, no Presidente Vargas, em jogo que tem início às 18h10 deste domingo. Com o resultado negativo, o Palmeiras caiu para o 15º lugar com 43 pontos, contra 46 do Juventude, 41 do Fluminense e, até então, 38 da Macaca.
O Palmeiras começou o jogo criando mais oportunidades que o Juventude. O atacante Enílton, no entanto, não levava sorte nas conclusões. Aos 7 minutos, ele foi lançado em profundidade, chapelou o goleiro André e, sozinho, cabeceou para fora. Cinco minutos depois, ele errou novamente após cruzamento da esquerda, mas o árbitro já paralisava o lance.
Aos 13, mais uma oportunidade para Enílton. Desta vez, ele chutou em cima de André, mas, no rebote, Valdívia aproveitou para concluir ao gol. O zagueiro Antônio Carlos tocou a bola com a mão e o árbitro anotou o pênalti. Juninho cobrou no canto, André pulou para o outro lado e o Palmeiras abriu o placar.
A partir de então, contudo, o jogo esfriou. A emoção ficou reservada para o final do primeiro tempo, quando o Juventude resolveu pressionar. Aos 38, Alexandre apareceu na frente do goleiro Diego Cavalieri e, na despedida, finalizou para fora. Cinco minutos depois, ele cruzou na medida para o ex-palmeirense Marcel, que, de cabeça, não perdoou: 1 a 1.
Na etapa complementar, o ritmo da partida voltou a cair. Quem aproveitou a melhor chance que teve foi o Palmeiras. Aos 28 minutos, Dininho cabeceou após cobrança de escanteio e acertou as redes de André, recolocando a equipe paulista à frente no marcador. No lance seguinte, Marcinho chegou a marcar outra vez, mas o árbitro anulou, assinalando impedimento de Enílton.
Quando o Palmeiras já se preparava para respirar aliviado na tabela, aos 36, o Juventude voltou a empatar a partida. Marcel ajeitou para Bruno, que, chegou batendo de trás, e acertou o canto de Diego Cavalieri. E não foi só. Aos 44, Christian cobrou falta com precisão e virou para os donos da casa.
Na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, o Palmeiras receberá o Internacional tentando se safar. Já o Juventude vai jogar contra o Fortaleza, novamente no Alfredo Jaconi.