O Palmeiras veio a São Caetano buscando mais uma vitória para manter-se na briga pela ponta do Campeonato Paulista. Porém, mesmo iniciando a partida com três atacantes, a equipe alviverde cedeu empate ao time da casa, encerrando o jogo com um placar por 1 a 1. Os gols foram marcados por Kleber, de pênalti, e Artur, ambos no primeiro tempo.
O Palmeiras veio a campo com seu esquema ofensivo, usando um trio de atacantes. Kleber, Adriano e Luan, este após grande atuação contra o Uberaba pela Copa do Brasil, foram os titulares, à frente de Márcio Araújo, Marcos Assunção e Patrik no meio de campo. Pelo lado direito, Cicinho ajudou a equipe apoiando bastante.
Ao ver que o estilo de jogo não funcionou, Luiz Felipe Scolari sacou Adriano para a entrada de Tinga no intervalo. A partida ficou mais difícil para os dois times a partir do momento em que Thiago Heleno e Anderson Marques foram expulsos, deixando o confronto com apenas vinte jogadores.
O jogo
O esquema agressivo do Palmeiras não ficou só no papel. O time alviverde iniciou a partida apertando o São Caetano em seu campo de defesa e já abriu placar com 6min. Kleber invadiu a área e foi derrubado por Artur. O próprio atacante foi para a cobrança e converteu com eficiência.
Enquanto buscava o ataque, o Palmeiras também deixava espaços em sua defesa, por onde o time da casa conseguia tramar jogadas. Porém, aos 13min, Marcos Assunção ficou perto de ampliar em chute de fora da área que foi bem espalmado por Luiz. A resposta do São Caetano saiu cinco minutos depois, em cabeçada de Jean Rolt que obrigou Deola a fazer grande defesa.
Com o passar dos minutos, o jogo diminuiu seu ritmo, com os jogadores tocando a bola no meio de campo. O São Caetano conseguia manter o jogo em seu campo de ataque, ainda que sem grandes lances. Aos 32min, Aílton tentou chute de longe e Deola fez defesa segura.
Três minutos depois, o goleiro do Palmeiras apenas observou enquanto Eduardo desviou bola e acertou o travessão. Na sequência, nem o poste salvou. Em cobrança de escanteio, Artur escapou da marcação de Marcos Assunção e desviou para o fundo das redes. Nos minutos antes do intervalo, o time alviverde buscou o segundo gol, mas parou na defesa da casa.
Segundo tempo
Irritado com a atuação de sua equipe, Luiz Felipe Scolari sacou o atacante Adriano no intervalo para a entrada de Tinga, deixando o time com dois meias. A etapa complementar foi distinta do primeiro tempo, com um jogo truncado e sem chances de gol. Kleber buscou deixar a área para criar jogadas, mas, com esta estratégia, não havia quem completasse os lances.
Aos 17min, a partida ganhou nova emoção. Kleber caiu sentado na entrada da área e a arbitragem viu falta. Enquanto Marcos Assunção esperava para cobrar, os jogadores das duas equipes iniciaram confusão na barreira que culminou nas expulsões de Anderson Marques e Thiago Heleno por discussão que terminou em tentativa de agressão.
Com dez jogadores de cada lado, a partida ganhou mais ânimo. O São Caetano ficou perto de marcar aos 23min, em chute cruzado de Artur, mas o arremate passou à direita do gol de Luiz. Como resposta, Luan surgiu sem marcação em frente ao gol, e finalizou para fora, para a irritação de Kleber.
Nos minutos finais, o São Caetano passou a controlar a partida, pressionando o Palmeiras em seu campo de jogo. O gol da vitória anfitriã só não saiu porque Deola fez grandes defesas, como em cabeçada de Luciano Mandi aos 42min.