Se a intenção era dar uma resposta pelos maus resultados do fim do ano passado, o Palmeiras alcançou seu objetivo. Na estreia do Campeonato Paulista, o Verdão passou fácil pelo Mogi Mirim, neste sábado, no Palestra Itália. A goleada de 5 a 1 traz confiança para o elenco sonhar com conquistas em 2010.
O Palmeiras encontrou resistência do rival apenas no início. Após os 20 minutos do primeiro tempo, os comandados do técnico Muricy Ramalho tomaram conta do jogo. Ainda por cima, a expulsão do volante Baraka, ainda na etapa inicial, facilitou a missão alviverde.
Classificado como "pipoqueiro" por torcedores organizados, Diego Souza foi o destaque em campo com dois gols e dribles ousados. Robert, Cleiton Xavier e o estreante Léo também deixaram sua marca. Geovane descontou para o Sapão.
Na próxima rodada do Estadual, as duas equipes jogam na quinta-feira. O Palmeiras viaja até Presidente Prudente para enfrentar o Barueri. Já o Mogi Mirim mede forças com o Rio Branco, no estádio Papa João Paulo II.
O Jogo – Os novos reforços do Palmeiras não precisaram de muito tempo para mostrar serviço. No primeiro lance da partida, Léo deu um carrinho providencial para cortar o cruzamento de Marcelo da direita. Pouco depois, foi a vez de Márcio Araújo aparecer ao torcedor com um chute de longe. O goleiro Alex Alves fez firme defesa.
Em campo, Palmeiras e Mogi Mirim proporcionavam um jogo agradável, com os dois lados procurando as ações ofensivas. O Verdão tomava a iniciativa das jogadas, mas mostrava alguns problemas no setor ofensivo, oferecendo um pouco de espaço ao rival.
O Palmeiras cresceu a partir dos 15 minutos, quando criou duas oportunidades com Diego Souza. Primeiro, o camisa 7 cobrou falta da meia direita e viu o desvio de Alex Alves com a ponta dos dedos. A bola ainda beliscou a trave. Pouco depois, o meia cabeceou livre na área, só que errou o alvo por pouco.
Como no ano passado, o Palmeiras manteve a insistência cruzamentos para a área. Depois de várias tentativas, a equipe da capital paulista abriu o marcador. Aos 30 minutos, Cleiton Xavier cobrou falta da esquerda para a cabeçada de Diego Souza. A zaga do Mogi Mirim apenas assistiu e deixou Alex Alves sem chances de defesa.
A situação do Mogi Mirim ficou pior com a expulsão de Baraka, que apelou ao levar um chapéu de Diego Souza. Ele já tinha amarelo. Antes do intervalo, o Palmeiras aproveitou a confusão da defesa adversária e ampliou. Cleiton Xavier foi lançado na esquerda e deu sua segunda assistência do dia para o complemento do estreante Léo de perna esquerda. O zagueirão – conhecido como Beckenbauer no Sul – correu para a galera e foi ovacionado.
Para o segundo tempo, o Palmeiras voltou com Deyvid Sacconi no lugar de William, que pouco participou dos 45 minutos iniciais. Com um adversário inferiorizado numericamente, o Verdão pôde tocar a bola com tranquilidade.
Só que nas finalizações, os donos da casa pareciam displicentes. Diego Souza e Deyvid Sacconi desperdiçaram chances incríveis na cara de Alex Alves. E a desconcentração chegou à retaguarda alviverde. Aos 12 minutos, Marcos fez um milagre na cabeçada de Zulu. No lance seguinte, a defesa assistiu o cruzamento de Niel e o desvio de Geovane no gol que reduziu a vantagem palmeirense.
Foi o aviso providencial para o Verdão retomar a seriedade em campo. Aos 16 minutos, os donos da casa ampliaram em um lance estranho. Cleiton Xavier cobrou falta da meia esquerda, a bola bateu no travessão, na cabeça de Alex Alves e subiu. Esperto, Robert acreditou na sobra e foi mais rápido do que o goleiro do Mogi para completar de cabeça: 3 a 1.
A goleada palmeirense foi construída aos 23 minutos, com um lindo gol de Diego Souza, que recebeu na esquerda, cortou para dentro e fuzilou Alex Alves. Aos 31, Cleiton Xavier completou o placar com um gol de pênalti, sofrido por Diego Souza.