Duas vitórias seguidas contra Avaí e Náutico junto com os elogios do elenco começam a aproximar Jorginho da condição de técnico efetivo do Palmeiras. Porém, ainda como interino, ele tem um grande desafio nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), em uma partida pode ser decisiva para o seu futuro no Palestra Itália. O adversário é o Flamengo, clube mais popular do Brasil, no Maracanã, um dos estádios mais conhecidos do mundo.
"Eu sei que enfrentar o Flamengo fora de casa é um teste muito grande. É uma partida no Maracanã, com transmissão de televisão para todo o país", exalta Jorginho.
Além da possibilidade de evoluir profissionalmente, o técnico interino vê vantagens importantes para o Verdão em caso de triunfo no Rio de Janeiro. Obviamente, o primeiro benefício aparece na classificação – o clube paulista pode até alcançar a liderança dependendo da combinação de resultados.
Jorginho acredita também que o Palmeiras vai ganhar uma motivação ainda maior para iniciar uma arrancada na competição nacional. "Se ganharmos do Flamengo, o Palestra Itália já fica lotado para a partida contra o Santo André. É um jogo que influencia muito", reforça.
Para o elenco alviverde, a ordem é jogar para ajudar Jorginho. Da parte dos atletas, o técnico ouve frequentes manifestações de apoio em relação ao seu trabalho, apesar de a diretoria ainda pensar em um comandante mais experiente. "Os resultados fazem as pessoas mudar de ideia", alerta o volante Pierre.
Já do lado do Flamengo, a ideia é aproveitar a força da torcida para retornar ao G-4 – a equipe está invicta como mandante, com três vitórias e um empate. Serão três confrontos seguidos na capital carioca. Depois do Palmeiras, o Rubro-Negro disputa outras duas partidas no Maracanã: contra Botafogo e Barueri.
"Temos que aproveitar os confrontos no Rio de Janeiro para fazermos o máximo de pontos. Se for possível, ganhar os nove para chegarmos de vez à parte de cima da tabela", projeta o técnico Cuca.
O empate contra o São Paulo teve um gosto amargo para o Flamengo, já que o Tricolor atuou durante todo o segundo tempo com um a menos. Ainda assim, a equipe da Gávea acredita que está evoluindo na competição. "Podemos enfrentar qualquer um em igualdade de condições", avisa o lateral direito Leonardo Moura.
Se depender dos desfalques, o desafio fica ainda maior para o Palmeiras. Jorginho não irá contar com quatro peças: o volante Jumar e os atacantes Willians e Obina, suspensos, além do volante Souza, contundido. A boa notícia é a volta do paraguaio Ortigoza, de contrato renovado por mais três meses.
Do lado do Flamengo, os problemas diminuíram em relação ao empate contra o São Paulo. Após cumprirem suspensão na capital paulista, o meio-campista Kléberson e o atacante Emerson estão de volta. Já o lateral esquerdo Juan e o volante Toró foram novamente vetados pelo departamento médico.