Atuando sem Valdívia e Edmundo, a ‘dupla dinâmica’, o Palmeiras viu surgir neste domingo, em Caxias do Sul, diante do Juventude, uma ‘nova dupla’, formada pelo atacante Luis e pela sorte. Foi em um lance de pura felicidade que o atacante desviou chute do capitão Martinez e empatou um jogo que parecia perdido, garantindo importante ponto para o Verdão no Sul do país. O resultado acabou fazendo justiça ao bom duelo travado pelos alviverdes, em situações antagônicas no campeonato.
Dispostos a mostrar serviço a Cláudio Duarte, treinador que assumirá o comando do time na segunda-feira, os jogadores do Juventude começaram o jogo pressionando e rondando a área de Diego Cavalieri. O goleiro palmeirense trabalhou bem aos cinco minutos, evitando gol olímpico de Renato, e no minuto seguinte, espalmando para o lado um bom chute do mesmo atacante.
Pelo lado palmeirense, quem mais deu trabalho foi Luiz Henrique. O substituto de Edmundo abusou dos dribles e da velocidade e teve a melhor chance do primeiro tempo aos 16 minutos, ao pegar rebote de chute de Martinez e chutar forte, para excelente defesa de Michel Alves, que também evitara gol do capitão no início do lance.
Ainda no primeiro tempo, os camisas nove também tiveram chances claras de movimentar o placar, mas pecaram na finalização. Primeiro foi Luciano, que recebeu assistência de cabeça de Marcão e, de voleio, mandou por cima do travessão de Diego Cavalieri. Na seqüência, Max foi acionado por Deyvid Sacconi, mas se precipitou e chutou fraco, sem perigo para Michel Alves.
Para coroar o bom primeiro tempo, Marcão, aos 34 minutos, fez um golaço. O ex-volante do Fluminense foi lançado na área, tirou Dininho da jogada com um leve toque de perna esquerda e, de direita, bateu certeiro, sem chances para Diego Cavalieri: 1 a 0 Juventude e quarto gol do volante artilheiro no Brasileirão.
Em desvantagem, o Palmeiras voltou para o segundo tempo com uma postura mais ousada. Caio Júnior sacou Nen, abriu mão dos três zagueiros e colocou Paulo Sérgio na lateral direita, passando Wendel para auxiliar o meio-campo e liberar Martinez para atacar.
As primeiras boas chances, no entanto, pertenceram ao Juventude, que mais uma vez teve o atacante Renato como principal destaque. Ivo, que ganhou a posição de titular neste domingo, perdeu a oportunidade de ampliar logo no primeiro minuto, mandando longe do gol de Diego Cavalieri após lançamento de Renato.
Com nove minutos, Caio Júnior mexeu novamente no time e trocou um centroavante por outro: Max por Luis. Iluminado mais uma vez, o treinador viu sua alteração surtir efeito 21 minutos depois. Martinez recebeu livre no meio, armou a perna esquerda e chutou forte. No meio do caminho, Luis desviou a trajetória da bola e venceu o goleiro Michel Alves, que já estava caído e não conseguiu reagir: 1 a 1 e fim de papo na fria Caxias do Sul.
Os gaúchos voltam a campo na próxima quinta-feira, às 20h30, para encarar outro integrante do “trio de ferro”, o São Paulo, no Morumbi. Um dia antes, o Palmeiras abre as portas do Palestra Itália, também às 20h30, para receber o Sport Recife.