Na penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Inter jogam contra suas más fases às 18h30 (de Brasília) deste sábado, no Pacaembu. Em busca de tranquilidade para a segunda metade do torneio, o Verdão precisa vencer para não ter chances de voltar à zona de rebaixamento, enquanto o Colorado busca manter o sonho de título colocando fim a uma série de três derrotas.
Os anfitriões tentam evitar que a paz trazida pela vitória sobre o Coritiba, no último sábado, não seja passageira. O triunfo pôs fim a uma sequência de dez rodadas sem vitória na liga nacional e levou o clube da última colocação para fora da zona de rebaixamento, mas apenas nos critérios de desempate. Na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, a derrota para o Atlético-MG no Pacaembu voltou a deixar a torcida desconfiada.
“A equipe está fazendo boas partidas, mas falta um pouco de sorte. Fomos muito bem contra o São Paulo e não finalizamos as jogadas. Contra o Sport, jogamos um primeiro tempo muito bom. Contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil, fomos bem e não tivemos sorte ao terminar as jogadas. Está faltando lastimar um pouco os adversários”, analisou Cristaldo, uma das novidades do time.
A equipe terá 12 desfalques: o zagueiro Tobio e o atacante Henrique, suspensos, o volante Josimar, impedido de enfrentar o clube gaúcho que detém seus direitos econômicos, e o goleiro Fernando Prass, o lateral direito Wendel, os zagueiros Gabriel Dias, Victorino e Thiago Martins, o lateral esquerdo Victor Luis, os volantes Wesley e Bruninho e o meia Valdivia, todos sem condições de entrar em campo.
Ricardo Gareca não comandou nenhum treino técnico ou tático para armar o time, baseando-se só na conversa. O mais provável é que coloque Weldinho na lateral direita, Wellington na zaga, Juninho pela esquerda, Renato como volante e Allione, Leandro e Mouche formando um trio para levar a bola a Cristaldo, pela primeira vez como titular.
Assim, o Palmeiras se arma para ganhar confiança e manter o adversário próximo da crise. “Será uma partida importante tanto para eles quanto para nós, que também estamos vindo de derrota. Será um bom dia para dar uma alegria ao torcedor, a quem temos que agradecer pela maneira com estão nos ajudando e apoiando”, falou Cristaldo.
Depois de obter cinco vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro e emparelhar com o líder Cruzeiro, o Internacional vive momento de baixa. A equipe já perdeu duas seguidas pelo Nacional, sequência que, somada à derrota na Sul-Americana para o Bahia, é a maior do clube neste ano. Sem ver seu time marcar sequer um gol há três jogos, o próprio técnico Abel Braga admite que a fase não é das melhores.
Em relação à escalação que perdeu na quarta-feira, o Inter deverá ter três mudanças: Juan, Fabrício e Rafael Moura retornam após terem sido poupados, com Paulão, Alan Ruschel e Wellington Paulista deixando a equipe. O meia D’Alessandro não poderá enfrentar o Palmeiras por suspensão e o lateral Wellington Silva, lesionado, desfalca até a segunda quinzena de setembro.
Quem pode retornar, ao menos para compor o banco de reservas, é o volante Willians. Recuperado de lesão, ele faz o alerta: se o objetivo colorado é o título, perder pontos passou a ser proibido.
“Infelizmente a equipe está atravessando uma sequência negativa de resultados. Aconteceu por uma série de problemas que enfrentamos. Quero voltar com tudo para ajudar na recuperação. Estou à disposição como uma das peças do grupo. Não temos como voltar no tempo para corrigir. Agora é hora de levantarmos a cabeça e buscarmos as vitórias, não podemos deixar o Cruzeiro tirar uma vantagem ainda maior", explica o centromédio.