O representante boliviano classificado para a repescagem para a Copa Libertadores de 2009 foi definido na noite desta quinta-feira. Jogando fora de casa, o Real Potosí superou o La Paz na capital daquele país por 1 a 0 pela final da Liguilla e confirmou o encontro com o Palmeiras, com quem decidirá uma vaga na fase de grupos em janeiro do próximo ano. O gol que recolocou o Real Potosí na Libertadores foi marcado por Percy Colque, aos 11 minutos do segundo tempo. O time visitante jogava pelo empate, já que vencera a partida de ida pelo mesmo placar.
Agora, o Palmeiras terá não apenas o Potosí pela frente para conseguir entrar na Libertadores. O time de Wanderley Luxemburgo abrirá a série jogando no Parque Antártica em 28 de janeiro, e decidirá a partida na temerosa altitude de 4.000m da cidade boliviana – a mais elevada em toda a América do Sul.
Quem passar pela repescagem cairá no complicado grupo 1 da Libertadores, que já conta com a equatoriana LDU, atual campeã e finalista do Mundial Interclubes, o Sport (grande carrasco recente do Palmeiras) e um time chileno a ser definido.
O histórico recente do Potosí contra brasileiros na Libertadores não chega a ser desfavorável, mas pode incomodar. Em 2007, os andinos disputaram o mesmo grupo da competição com Flamengo e Paraná Clube, vencendo paranaenses e empatando com cariocas na Bolívia. No Brasil, foram duas derrotas.
No empate por 2 a 2 com o Fla, porém, o futebol acabou ficando de lado. Por atuar na altitude de 3700 metros de Potosí, alguns dos jogadores rubro-negros chegaram a passar mal em campo. Irritado, o clube da Gávea protestou oficialmente contra as condições do jogo, mas a Fifa não acatou ao pedido de veto.