O Palmeiras perdeu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro para o Flamengo na noite deste sábado. Em Porto Alegre, o time alviverde saiu na frente do Grêmio e manteve a vantagem até os 42 minutos do segundo tempo, quando a equipe mandante chegou ao empate por 1 a 1.
Palmeiras e Flamengo somam os mesmos 30 pontos ganhos, mas o time rubro-negro, que goleou o Vasco neste sábado, tem uma vitória a mais (9). O Santos lidera com 32 pontos e ainda enfrenta o ameaçado Cruzeiro às 16 horas (de Brasília) deste domingo, no Estádio do Mineirão.
Grêmio e Palmeiras iniciam a disputa das quartas de final da Copa Libertadores às 21h30 desta terça-feira, em Porto Alegre. Depois de poupar alguns de seus principais jogadores, os técnicos Renato Gaúcho e Luiz Felipe Scolari certamente usarão força máxima.
O jogo – Bem posicionado, o Palmeiras levou perigo nas jogadas de contra-ataque desde o começo da partida e conseguiu sair na frente logo aos 13 minutos do primeiro tempo. Em rápida transição, Dudu recebeu de Hyoran pela direita, limpou a marcação de David Braz e finalizou de canhota para abrir o marcador.
O Grêmio teve boa passe de bola durante a etapa inicial, mas não conseguiu ameaçar a meta defendida por Weverton. Com dificuldades para penetrar na defesa adversária, o time gaúcho se viu impelido a chutar de longe – Léo Moura foi um dos que tentaram de fora da área.
A última boa chance do primeiro tempo foi do Palmeiras. Pressionado por Hyoran do lado direito da defesa gremista, o veterano Léo Moura vacilou ao tentar recuar para Júlio César. Borja ficou com a bola e tentou driblar o goleiro, que espalmou pela linha de fundo.
O panorama da partida no início da etapa complementar não mudou muito, e o Palmeiras voltou a chegar com perigo ao gol defendido por Júlio César. Inteligentemente, Dudu lançou Hyoran dentro da área. O meia-atacante chegou a dominar, mas bateu travado por David Braz.
Na tentativa de buscar o empate, o Grêmio aumentou seu volume de jogo e conseguiu chegar mais perto do gol palmeirense, mas seguia com dificuldades de criar chances. O técnico Renato Gaúcho, então, decidiu sacar Luan para promover a entrada de Everton Cebolinha.
O Grêmio enfim chegou ao empate aos 42 minutos do segundo tempo. David Braz arriscou de longe e acertou o ângulo direito do goleiro Weverton. Os palmeirenses reclamaram de uma marcação de lateral equivocada do árbitro Wagner do Nascimento Magalhães na origem da jogada, sem sucesso.