Diante de apenas 1.640 pessoas, seu pior público dentro de casa nos últimos quatro anos, o Palmeiras bateu o União Barbarense na noite desta terça-feira. A magra vitória por 1 a 0 serve para diminuir a desconfiança em torno do elenco alviverde e praticamente acaba com o risco de rebaixamento.
O último recorde negativo de público no Palestra Itália é de 14 de outubro de 2000. Em compromisso válido pela Copa João Havelange daquela temporada, apenas 568 torcedores pagaram ingresso para assistir ao empate do Palmeiras contra o Coritiba por 2 a 2.
Ricardinho conseguiu acabar com um jejum de oito jogos e colocou o Verdão em vantagem ainda na etapa inicial contra o União Barbarense. No segundo tempo, o time da casa ocupou melhor os espaços e criou várias chances, mas o placar permaneceu inalterado.
Com este resultado, o Palmeiras chega aos 23 pontos e sobe para a sétima colocação. O União Barbarense fica com os mesmos 14 pontos, no 17 lugar, dentro da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Verdão encara a Ponte e o Leão pega o São Caetano.
O Jogo – Depois de começar a partida desatento, o Palmeiras acordou e saiu na frente aos 12 minutos de jogo. Marcinho sofreu falta de André Silva e o Verdão cobrou rápido. Marcel foi inteligente e descolou belo passa para Ricardinho, que saiu na cara do goleiro e finalizou com precisão.
O primeiro tempo do confronto não teve outras grandes emoções. O único lance capaz de levantar os poucos torcedores que compareceram ao Parque Antártica foi aos 45 minutos. Lúcio desceu pela esquerda e levantou no meio da área para cabeçada perigosa de Marcel.
O União Barbarense deu seu primeiro sinal de vida aos 11 minutos do segundo tempo. Adriano Iversen cobrou escanteio pelo lado direito e Carlinhos cabeceou firme no segundo pau. Para alívio de Sérgio, a bola tocou o travessão e saiu pela linha de fundo.
Com mais volume de jogo na etapa complementar, o Palmeiras quase aumentou aos 17. Osmar escorou para Marcel dentro da área e viu o meia bater fraco, em cima de Neneca. Três minutos depois, a bola sobrou limpa para Ricardinho pela esquerda e ele mandou por cima do gol.
Candinho resolveu trocar sua dupla de atacantes e promoveu a entrada de Warley e Adriano Chuva. Para facilitar ainda mais a vida do time da casa, Alexandre Dorta, que já o tinha o amarelo, cometeu falta violenta e foi expulso aos 37.
Aos 43 minutos do segundo tempo, o Verdão desperdiçou a última boa oportunidade da partida. Após cruzamento vindo da esquerda, Correa apareceu na velocidade dentro da área e completou de primeira, direto no travessão do gol da equipe visitante.