A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e a Mira Educação disponibilizaram o número 0800-8787-900 para que pais e responsáveis de alunos matriculados em escolas da rede estadual possam fazer o cadastro seus telefones no sistema de SMS do aplicativo “Mira Aula”, que irá avisá-los quando os filhos faltarem à aula.
Hoje, no auditório da Escola Estadual Presidente Médici, pais de alunos e professores de 10 escolas de Cuiabá puderam conhecer o aplicativo “Mira Aula”, que a partir do dia 21 de agosto será um novo aliado do educador dentro das salas de aula. Além de registrar o conteúdo apresentado em sala de aula, o aplicativo também controlará a frequência escolar dos alunos.
O aplicativo foi desenvolvido pela Mira Educação, em parceria da Seduc, com o objetivo de diminuir o índice da evasão escolar, que hoje chega a 36% em algumas escolas, no último ano do ensino médio.
O secretário Marco Marrafon destacou que a Seduc vem trabalhando para transformar a educação pública de Mato Grosso e que, por meio do Programa Pró-Escolas, já conseguiu concretizar várias ações efetivas para isso, como é o exemplo do Programa de Correção de Fluxo.
Aos alunos, Marrafon disse que a Seduc está preparada para transformar a educação e destacou o apoio e os esforços dos profissionais da área. “A educação é um bem em comum de todos nós, e por isso, precisamos trabalhar juntos”, afirmou.
Conforme a secretária-adjunta de Gestão Educacional e Inovação, Marioneide Kliemaschewsk, garantir a permanência dos alunos na escola é um desafio em todo o país. “No entanto, hoje temos essa parceria com a Mira para dizer às famílias que vamos fazer o possível para garantir que essas crianças continuem nas salas”.
Aos professores, a secretária lembrou do compromisso da Seduc, de investir na qualidade do ensino dentro das salas de aula – e que o “Mira Aula” será um aliado, já que otimiza o tempo que se perde na chamada e até mesmo no preenchimento do diário de classe.
Fernanda Ivo é professora de Matemática no Presidente Médici e, desde o começo do mês, está usando o aplicativo em sala de aula. “Hoje, todo mundo tem um celular; então, é um processo rápido e fácil. Desde que comecei a fazer o uso, tenho gasto em média 30 segundos para lançar a frequência dos estudantes após a chamada”.
Além disso, para Fernanda, o aplicativo também tem a vantagem de aproximar a família da escola. “Muitas vezes, devido à imaturidade, os alunos não entendem a importância da educação, então, é essencial que os pais ou o responsável estejam sempre perto da escola”.