O clima de incerteza e ameaças de desistência da 5ª edição Copa Mato Grosso, tem impedido a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) de divulgar a tabela da primeira fase do torneio seletivo ao Campeonato Brasileiro da Série D de 2009. Até o início da competição, marcado para o próximo dia 7 de junho, pode sofrer nova alteração. A primeira data ao pontapé inicial seria no próximo dia 31, postergado ainda no Arbitral Técnico.
Uma fonte ligada a entidade que comanda o futebol profissional no Estado foi até mais longe e duvida que o pontapé inicial da Copinha seja mesmo no dia 7 de junho. Com Orione ausente – teria tirado uma semana para descansar – nada pode ser definido. “O trabalho é com relação a registro de jogadores. Com a própria Copa, há uma incerteza”, disse.
O Sorriso Esporte Clube seria outro time a desistir da disputa, alegando problemas financeiros. Antes, o Grêmio de Jaciara e o Crac de Campo Verde já haviam oficializado desistência.
Até a tarde de ontem, a FMF não tinha recebido nenhuma documentação da equipe presidida pelo deputado estadual Mauro Savi oficializando sua saída do torneio.
A indecisão sobre a data de abertura da Copa Mato Grosso aumenta ainda mais com a notícia de que o presidente da FMF Carlos Orione está de férias. Ele teria viajado para descansar por cerca de dez dias. Sem Orione, a entidade fica praticamente estagnada em termos de informação à imprensa especializada sobre a Copa Mato Grosso, que terá o apoio de R$ 500 mil por parte do Governo do Estado.
A assessoria de imprensa da FMF informou que Orione viajou sem dizer seu destino. Quanto a tabela dos jogos, a FMF informou que o diretor Gilson Gonçalves está trabalhando na formatação das datas e promete divulgar à imprensa na próxima sexta-feira (23).
No arbitral técnico, realizado no último dia 13, ficou definido que 10 clubes, com exceção de Mixto e Luverdense, vão disputar a Copa Mato Grosso deste ano. A Chave A, está composto pelo Cacerense, Operário, Tangará, Sinop e Sorriso. A “B”, tem União, Vila Aurora e REC, todos de Rondonópolis, Alto Araguaia e Barra do Garças.