A Nigéria está classificada para a final do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim. Doze anos depois de faturar a medalha de ouro em Atlanta, as Super Águias africanas voltaram a garantir vaga na decisão do título olímpico, graças à vitória tranqüila por 4 a 1 sobre a Bélgica na semifinal realizada nesta terça-feira.
O principal destaque da partida foi a atuação do atacante Chinedu Obasi – um dos quatro utilizados pelo ofensivo esquema tático do técnico Samsom Siasia. O camisa sete balançou as redes duas vezes na goleada, ambas no segundo tempo. Além dele, o lateral Chibuzor Okonkwo também apareceu como elemento-surpresa nigeriano, criando a jogada do primeiro gol e marcando o quarto.
Já garantida no pódio olímpico de Pequim, a Nigéria espera agora para fazer a revanche contra Argentina, que venceu o Brasil por 3 a 0 na outra semifinal e garantiu vaga na decisão pela segunda edição consecutiva do torneio. Foi exatamente contra os argentinos que os nigerianos decidiram o ouro em 96, e levando a melhor sobre a geração que contava com Robert Ayala, Hernan Crespo, Ariel Ortega e Diego Simeone.
Com dois times bastante criativos em campo, coube à Nigéria tomar a melhor iniciativa e abrir o placar contra a Bélgica. Após cobrança de escanteio, Chibuzor Okonkwo bateu de fora da área aos 16 minutos – a bola sobrou para Olubayo Adefemi, que aproveitou e concluiu da esquerda, cruzado, para fazer 1 a 0. Os belgas demoraram para sair de trás, e só foram ameaçar o gol de Ambruse Vanzenkin no final do primeiro tempo.
A melhor chance européia só apareceu no segundo tempo, aos oito minutos. Após boa recuperação de Sepp de Roover na linha de fundo, Faris Haroun recebeu o passe na área e bateu – Vanzenkin espalmou, e ainda viu a bola bater na trave. Porém, três minutos depois, Victor Anichebe fez ótimo passe pela esquerda para Chinedu Obasi, que saiu atrás da marcação em posição duvidosa e bateu para fazer o segundo gol do jogo.
O resultado já estava garantido, mas os nigerianos ainda conseguiram sacramentá-lo ainda mais para se garantirem na decisão. Primeiro aos 28 minutos, com o segundo gol de Obasi, que recebeu passe do capitão Victor Obinna e acertou uma bela pancada de fora da área. Depois aos 34, com Okonkwo, em mais um chute de longe, desta vez após jogada trabalhada em escanteio.
Os belgas ainda diminuíram aos 43 minutos, em cobrança de falta de Laurent Ciman no canto direito de Vanznekin. No entanto, já era tarde demais para evitar a classificação da Nigéria, que faz a final contra a Argentina no sábado, à 1 hora (horário de Brasília), em Pequim. Os belgas, campeões nas Olimpíadas de 1920, ainda tentam a consolação com a medalha de bronze, em jogo contra o Brasil na sexta-feira, às 8 horas (de Brasília), em Xangai.