O município de Nova Mutum é um de nove em Mato Grosso que foi beneficiado com o Projeto Esporte e Lazer nas Cidades. Hoje, seis representantes vão a Cuiabá, onde participam de um curso de formação. De acordo com o secretário municipal de Esportes e Lazer, Póli Furkim, as atividades devem começar já no início de junho e 600 crianças poderão ser atendidas. A iniciativa é do Ministério dos Esportes em parceria com o Ministério das Cidades. No Estado os trabalhos são coordenados pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME. Serão atendidas crianças e adolescentes de 07 a 17 anos com atividades de iniciação esportiva, atividades culturais, além de palestras sobre assuntos como sexualidade e marginalização.
Os recursos para o andamento do projeto são administrados pela UFMT e UNDIME. Serão disponibilizados uniformes e materiais esportivos. O município irá disponibilizar o espaço físico para a realização das atividades. "Devido à demanda, já estamos praticamente sem vagas no Programa Despertando Talentos. O Esporte e Lazer nas Cidades veio em boa hora", disse Póli Furkim, que articulou o benefício para Nova Mutum.
O contrato do Projeto é de um ano, com possibilidade de renovação. Para isso é necessário o empenho dos agentes sociais que estão sendo treinados esta semana em Cuiabá. Eles vão participar de mais dois encontros: um para apresentação do que está sendo trabalhado e outro de avaliação de resultados. "Queremos que esse trabalho tenha continuidade", afirmou Póli.