Segundo colocado no ranking brasileiro e atual campeão nacional, Rubens Donizete Valeriano, o Rubinho, confirmou a boa fase e conquistou a medalha de prata na disputa de mountain bike masculino dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. A prova, que teve um percurso de 42km, foi realizada no Morro do Outeiro.
O ouro ficou com o norte-americano Adam Craig, único representante dos Estados Unidos na disputa. Ele entrou na prova como o melhor classificado no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), ocupando o 18º lugar. O vencedor fechou a prova em 2h05min21s, 1min47s melhor que Rubinho. O argentino Dario Gasco foi o terceiro, seguido pelo mexicano Ignacio Torres.
Enquanto o mineiro Valeriano já estava com a segunda colocação na metade do percurso, Pscheidt, 33º no ranking da UCI, estava em sexto. Depois, ele apertou o ritmo na parte final da prova e chegou a ficar em terceiro lugar. Porém, bobeou e acabou perdendo a medalha de bronze. Ele terminou a disputa na quinta colocação.
Valeriano entrou no Pan graças a uma aposta quase que de última hora do técnico da seleção brasileira, Eduardo Ramires. Inicialmente, ele seria reserva da equipe. Porém, devido aos bons resultados apresentados na preparação para o Pan, feito em duas etapas no Canadá, quando ficou com um 26º e uma 39ª colocação, ele mandou Edivando Cruz, prata em Santo Domingo-2003, para a reserva.
“O Rubinho vem evoluindo muito este ano, é o campeão brasileiro e líder do ranking nacional, além de ter conquistado bons resultados nas etapas canadenses da Copa do Mundo, que serviu como preparação”, declarou Ramires à Gazeta Esportiva.Net antes do Pan.