O primeiro coletivo do Grêmio em 2012 foi curto, com apenas 30 minutos, mas não muito animador. O time titular foi derrotado pelo reserva por 2 a 0 na manhã desta segunda, em Bento Gonçalves. A equipe principal ainda foi escalada de forma muito parecida com a que terminou 2011. Somente dois novos contratados foram utilizados: o atacante Kleber e o volante Léo Gago.
Caio Júnior escalou o Grêmio com três volantes. A formação foi composta por Victor; Mário Fernandes, Saimon, Vilson e Júlio César; Fernando, Fábio Rochemback, Léo Gago e Douglas; Kleber e Miralles. A tendência é que o novo técnico vá acrescentando alguns dos novos contratados aos poucos entre os titulares, a fim de que a equipe não tenha problemas de entrosamento.
Uma das novidades na pré-temporada, o meia Felipe Nunes abriu o placar do coletivo. O outro gol dos reservas foi de Júnior Viçosa, reintegrado ao grupo após passagem pelo Sport. Um dos destaques da movimentação foi o meia Marco Antônio. Em breve, o ex-jogador da Portuguesa pode receber chance entre os titulares. Além deles, o zagueiro Grolli, contratado da Chapecoense, foi novidade no time dos suplentes.
Quem certamente vestirá o colete titular nos próximos dias é Marcelo Moreno, que não participou do coletivo nesta segunda-feira. Ele ainda realiza testes físicos, pois estava passando férias e chegou depois do restante do grupo a Bento Gonçalves.