O Mutirão da Cidadania chega amanhã à Guarantã do Note e na sexta-feira leva uma série de serviços à população de Novo Mundo. O mutirão é realizado pela coordenadoria de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e diversas entidades públicas e privadas.
Quarenta e um municípios já receberam o Mutirão da Cidadania, somente nos primeiros meses deste ano. O mutirão leva até às comunidades, uma série de serviços e atendimentos gratuitos. Em todas as cidades, durante todo o dia de realização do mutirão, é possível emitir gratuitamente documentos, como carteiras de trabalho e identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), além de serviços como cortes de cabelo, atendimento médico, orientações sobre direitos do consumidor, programas sociais, palestras educativas, apresentações culturais, entre outros.
Os atendimentos à população, através do mutirão da cidadania já chegam a quase 100 mil pessoas, em todo o Estado. Eles tiveram início, em 2003 em Cuiabá, onde eram realizados nos bairros periféricos. Em 2005, o projeto ganhou o interior do Estado e neste ano está realizando uma série de atividades, garantindo o atendimento a todas as regiões do Estado.
Para se ter uma idéia dos atendimentos realizados, o mutirão da cidadania realizado em Marcelândia, no último dia 10, reuniu uma série de serviços que resultaram em 116 atendimentos do Procon; 93 do Sine e 89 do Bolsa Família. Também foram emitidos 219 cartões do SUS (Sistema Único de Saúde), 110 CPF’s e 117 atendimentos da Defensoria Pública. Também foram tiradas 317 fotos três por quatro para emissão de documentos, 730 cortes de cabelo, 670 xerox de documentos. Trezentas e vinte mudas também foram distribuídas pela Secretaria de Agricultura, além de outros serviços que somaram mais de 2 mil atendimentos.