A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística) divulgou nesta terça-feira uma lista dos melhores técnicos de clubes de futebol do mundo. O brasileiro Muricy Ramalho, treinador do São Paulo, aparece como o 14º melhor, empatado com Luciano Spalleti, da Roma.
“É muito bom ser lembrado numa lista como essa. Eu realmente não esperava aparecer como o primeiro técnico brasileiro melhor colocado e fico satisfeitíssimo, principalmente por estarmos na América do Sul”, disse o técnico são-paulino, via assessoria de imprensa.
A lista, classificada por pontos, coloca Muricy com 11. Outro brasileiro que figura entre os 22 melhores treinadores do mundo é Zico, que atualmente está à frente do Fenerbahce, da Turquia. O ex-jogador tem sete pontos e aparece em 18º lugar.
O vencedor de 2007 foi o italiano Carlo Ancelotti, que liderou o Milan até o título do Mundial de Clubes sobre o argentino Boca Juniors. O treinador aparece na lista com um total de 193 pontos.
O escocês que comanda o Manchester United, da Inglaterra, Alex Ferguson, foi o vice-líder da classificação, aparecendo com 59 pontos a menos que Ancelotti.
Miguel Ángel Russo, técnico do vice-campeão do Mundial de Clubes, Boca Juniors, aparece na nona posição, com 23 pontos.