A delegação dos militares do estado do Paraná (PR) foi a campeã dos XXXI Jogos Acadêmicos das Polícias e Bombeiros Militares do Brasil, encerrados ontem, em Cuiabá, com a final do futebol, entre as equipes do Rio de Janeiro (1) e Minas Gerais (1), na Arena Pantanal. Com o empate, a disputa foi aos pênaltis, com vitória do Rio de Janeiro (5) x (4) Minas.
Os jogos organizados, este ano, pela Polícia Militar de Mato Grosso reuniram 510 militares de nove estados e do Distrito Federal. Ao longo de uma semana os atletas participaram de 12 modalidades esportivas e também de um Encontro Pedagógico, voltado especificamente para o ensino militar.
As partidas de vôlei, basquete, futebol de campo, futsal, atletismo, natação, xadrez, judô, orientação, tiro, técnicas policiais e de bombeiros e o desafio ‘cadete de aço’ foram realizadas em Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Para o cadete Francisco Almeida Pinho, da delegação do estado do Maranhão, "a organização dos jogos foi excelente, nota dez. Tivemos todo o apoio necessário durante a estada aqui. Além de passeios que pudemos fazer, em que a gente conheceu um pouco mais da beleza natural da região de Mato Grosso. Tudo isso demonstrou a hospitalidade e competência da Polícia Militar, mesmo com todas as dificuldades, que nós militares, sabemos que existem".
O tenente coronel Rodrigo de Paulo Medeiros, da delegação do estado de Minas Gerais, disse que "o evento foi um momento oportuno para promover a integração entre as instituições militares. Foi uma oportunidade de mostrarmos os avanços conquistados e buscar a nivelação da qualidade de ensino entre todas as instituições de polícia e bombeiros".
Conforme o comandante geral adjunto da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Genilson Antonio Secchi de Ávila, "a comissão organizadora foi fundamental para o sucesso dos jogos". O comandante adjunto também destacou a integração promovida pelo evento. "Estou muito satisfeito com o resultado de tudo. Valeu a pena todo o empenho da comissão organizadora e dos atletas. Profissionais militares que tiveram, aqui, um momento de lazer, mas, principalmente, de união e valorização profissional", disse.
Classificação geral
1º Paraná
2º Rio de Janeiro
3º Minas Gerais
4º Paraíba
5º Bahia
6º Mato Grosso
7º Distrito Federal
8º Maranhão
9º Alagoas
10º Rio de Janeiro