A 45ª Zona Eleitoral, responsável pela análise dos registros das candidaturas das eleições deste ano em Rondonópolis e em São José do Povo, terminou de receber os pedidos de impugnação de candidaturas por parte do Ministério Público.
O trabalho de análise dos pedidos de registros foi feito pela promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis.
Somente em Rondonópolis foram cinco pedidos. O primeiro feito em torno da candidatura de Alberto de Carvalho, o ex-prefeito que é candidato a vereador pelo PTB; o segundo foi o ex-diretor do ServSaúde, Reginaldo dos Santos, que é um dos candidatos da chapa do PPS, que conta com 16 nomes para a disputa a Câmara. Reginaldo é apontado como puxador de votos do partido, que nesta eleição não se coligou a nenhum partido na majoritária.
Ontem, foram divulgados pela Justiça Eleitoral mais três pedidos de impugnação. Um deles é da ex-secretária adjunta de Educação, Jacilene Santos Silva, além de Vilmar Alves de Souza e do ex-presidente da Câmara de Vereadores, Milton Gomes da Costa, o Miltão que é candidato pelo PMDB.
A responsável pelo cartório eleitoral, Marlene Pimentel Dourado, explicou que todos os candidatos foram notificados e agora vão apresentar a defesa. “Somente depois disso o juiz vai definir se defere [aceita] ou não o pedido e o prazo para fazer isso vai até o dia 16 de agosto”, explicou Marlene.
O ex-presidente da Câmara, Milton Gomes da Costa, disse ontem que o pedido dele é baseado na construção do prédio da Câmara que hoje é a secretaria de Saúde. “O que houve foi uma denúncia na época alegando que a Câmara não teria autonomia para fazer a obra e sim o poder Executivo”, destacou o ex-vereador. Miltão explicou que até hoje não foi ouvido sobre o caso.
Além das impugnações em Rondonópolis, foram pedidas também cinco no município de São José do Povo.