A Fifa anunciou nesta quinta-feira a decisão de suspender o atacante uruguaio Luis Suárez pelos próximos nove jogos de sua seleção, após considerar que o jogador mordeu o zagueiro Giorgio Chiellini no duelo entre Uruguai e Itália, pela última rodada da fase de grupos, vencida pelos sul-americanos por 1 a 0.
Com isso, mesmo que o Uruguai alcance a final da Copa, Suárez ainda será obrigado a cumprir mais cinco jogos de suspensão em competições oficiais da Fifa, o que pode tirar o jogador de boa parte das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, além de o tirar do restante da Copa do Mundo de 2014.
Não bastasse a suspensão em jogos da seleção, Suárez também ficará afastado de qualquer atividade relacionada ao futebol durante quatro meses. Assim, o atacante não poderá defender o Liverpool ou qualquer outra equipe até outubro deste ano, perdendo o início da temporada europeia.
A decisão, tomada pelo Comitê Disciplinar da Fifa, se baseia no artigo 48 do código de conduta da Fifa, que prevê punição contra agressão, e no artigo 57, que não proibe “comportamento antidesportivo em relação a outro jogador”.