Os seis jogos entre Mixto e Atlético Goianiense pelo Campeonato Brasileiro da Série C serviram para a comissão técnica sob comando de Mauro Fernandes e da diretoria goiana a observarem três jogadores: o volante Cal, o meia Robinho e o atacante Buiú. Todos eles formavam a espinhal dorsal do time comandado pelo técnico Carlos Henrique Pedroso, o Mosca.
Campeão da Terceira Divisão nacional, título este que garantiu a equipe o acesso à Segunda Divisão de 2009, o Atlético ensaia agora oficializar propostas para os três atletas. O interesse teria respaldo do técnico Mauro Fernandes, que renovou seu contrato à próxima temporada.
Cal, Robinho e Buiú eram dos poucos jogadores do elenco do Alvinegro da Vargas com boa experiência fora de Mato Grosso. O primeiro estava jogando no futebol de Portugal. Antes, teve boas passagens no Cuiabá e no próprio Mixto. Já o segundo, após ter feito ótimas campanhas em 2003 e 2004 também na equipe cuiabana, tentou carreira no futebol gaúcho, no Juventude de Caxias do Sul. Não deu sorte. Foi negociado para o futebol da Túrquia. Retornou para Mato Grosso onde passou pelo União de Rondonópolis, Operário, Mixto e Luverdense. Já o terceiro, depois de Cuiabá, teve uma rápida passagem pelo Volta Redonda do Rio de Janeiro, Ituiutaba (MG) e chegou na metade do Estadual, no qual foi peça decisiva na conquista do título de campeão mato-grossense.
Por conta do interesse do Atlético Goianiense, terceira força do futebol de Goiás e agora na Segunda Divisão do Brasileirão, os três jogadores estão retardando assinar com os clubes de Mato Grosso. Eles são unânimes em afirmar se a negociação for fechada será a grande oportunidade que qualquer jogador do Estado sempre esperou, pois estará na vitrine do futebol nacional e europeu.
Se não bastasse a qualidade técnica dos três, o técnico do Corinthians, Mano Menezes, reforçou o talento do trio de jogadores. Durante o amistoso disputado contra o Mixto, em outubro passado, o corintiano não cansou de elogiar o talento de Cal, Robinho e Buiú, que por várias vezes chegou a levar perigo ao gol defendido por Felipe.
O diretor de futebol do Mixto, Joedson Pinheiro, chegou a revelar que Buiú e Robinho estavam sendo sondados por um clube.