A Timemania foi criada pelo Governo Federal para auxiliar clubes do futebol brasileiro no pagamento de suas dívidas, principalmente com a Receita Federal e a Previdência Social. Para o primeiro ano era prevista uma arrecadação total de 510 milhões de reais, mas ficou em apenas 124 milhões, o correspondente a 24% do esperado.
´
Em 2008 os clubes mais apostados, pela ordem, foram os seguintes :
– Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Santos, Internacional, Vasco da Gama, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, Atlético Mineiro, Bahia, Vitória, Goiàs, Fortaleza, Sporte Recife, Atlético Paranaense, Coritiba e Ceará.
Diante do resultado abaixo da expectativa, o Ministério dos Esportes encomendou uma Medida Provisória que altera as regras da Timemania. As novidades serão:
– Haverá mudança na forma do jogo em si ou na distribuição dos recursos aos clubes.
– Os sorteios passarão a ser realizados duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos domingos.
– Está sendo criada uma nova estratégia de divulgação, inclusive com a colaboração dos próprios clubes.
– Os 20 clubes mais apostados receberão, a partir de 2009, um repasse equivalente a 65% do valor destinado às agremiações. Quem ficar entre o vigésimo primeiro e o quadragésimo lugar dividirão apenas 25% da arrecadação. O último grupo ficará com apenas 8% do montante.
Na realidade, a divulgação da Timemania foi muíto concentrada, quando o melhor seria aproveitar meios de comunicação espalhados pelas cidades que têm clubes na Loteria.
Os clubes mais sorteados em 2008 na Timemania foram, pela ordem :
– Atlético Mineiro, Figueirense, São Raimundo de Manaus, América de Natal, Fortaleza, Mixto de Mato Grosso, Palmas de Tocantins, Rio Branco do Acre, Santos de São Paulo, Uberlândia de Minas Gerais e Vila Nova Nova de Goiás.