O técnico do Mixto, Marcos Birigui, realiza hoje à tarde o primeiro coletivo com o elenco de jogadores visando à estreia do time na 8ª edição da Copa Mato Grosso no próximo dia 17 de setembro contra o rival Operário. O trabalho, marcado para o Centro de Treinamento do Gaúcho, será mais para avaliar e peneirar dez dos 15 garotos das divisões de base à sua disposição para integrá-los ao grupo profissional.
Birigui não quer inchar o elenco com atletas da base ao torneio seletivo à Copa do Brasil de 2012. A prioridade é contar com a maioria dos jogadores dentro da faixa etária limite da competição, que é de 23 anos. Acima disso, Birigui já conta com vários jogadores tarimbados como o goleiro Heverton “Perereca”, o zagueiro Evandro, os volantes Kal, Jean Carlos e Felipe.
Se a movimentação desta tarde não for suficiente, a comissão técnica pode estender a avaliação para este sábado de manhã. “Quero observar bem os garotos que estão a minha disposição. Dos 15 atletas, quero aproveitar de oito a dez. Os que não forem para o elenco de cima retornam às divisões de base do Mixto”, afirmou o treinador alvinegro, que passou a ter um problema neste início de preparação: o lateral direito Éder, de 20 anos, indicado por Marcos Birigui já manifestou o desejo de retornar para Minas Gerais.
O jogador, a pouco mais de dois dias em Cuiabá, estaria com dificuldade de se adaptar com o calor da capital do Estado. “Estou tentando convencer o Éder a mudar de ideia. Vou procurá-lo novamente e se não querer ficar mesmo não vou insistir em sua permanência. Já estou me precavendo e já pedi a sondagem de outro ala direita”, frisou o comandante.
No dia de hoje, a diretoria mixtense está aguardando a chegada do zagueiro Emerson, que estava no Corinthians de Alagoas e o atacante Dione, que já defendeu o Crac de Campo Verde. Mas o período de contratações não para por aí. Para fechar o grupo para a primeira fase da Copa Mato Grosso, a comissão técnica solicitou ainda a contratação de mais um atacante, meia-de-armação e lateral esquerdo.
Assim que encerrar o período de condicionamento físico do elenco sob comando do preparador Uriel Andrade, o Mixto deverá disputar dois jogos amistosos para definição do time titular visando o jogo de estreia diante do Operário. Segundo Marcos Birigui, os amistosos servirão para, além de dar ritmo de jogo aos atletas, definir os 11 titulares.
A comissão técnica alvinegra confirmou que vai acompanhar a primeira partida da final do Campeonato Mato-grossense da Segunda Divisão envolvendo Palmeiras do bairro do Porto e o Crac de Campo Verde. O jogo está marcado para este sábado à noite, às 18h, no estádio Dutrinha, em Cuiabá. O clube está interessado em alguns atletas palmeirenses que vem se destacando no torneio de acesso como é o caso do atacante Marquinhos, que já marcou quatro gols.