O Campeonato Mato-grossense de Futebol de 2006 terá rodada dupla logo no seu início. E ela está marcada para o estádio, governador José Fragelli, o Verdão, no dia 8 de fevereiro, numa quarta-feira, envolvendo os times da Chave A denominada de Centro.
Às 18h, o Mixto fará sua estréia no Estadual jogando contra o Sorriso. E em seguida, às 20h, o Operário disputará sua segunda partida – estréia no dia 5 de fevereiro contra o Santa Cruz – contra o Cacerense. Este time, aliás, estará debutando no Mato-grossense após fraca campanha na Copa Governador.
A rodada prossegue no final de semana seguinte nos dias 11 e 12 de fevereiro. No dia 11, pela Chave B, o Barra irá encarar o atual campeão Vila Aurora, às 20h, no estádio Zeca Costa. No dia 12, mais três partidas darão continuidade ao campeonato.
No Luthero Lopes, às 18h, o União terá pela frente o Grêmio de Jaciara. No Passo da Ema, às 18h, Luverdense duela contra o Operário. E no Raimundão, às 15h30, Santa Cruz enfrentará o Mixto.
Mesmo com a divulgação dos jogos da primeira fase do Estadual, três times correm o risco de jogarem fora de casa, caso não arrumem seus respectivos estádios. Os alertados são o Cacerense (Geraldão), Santa Cruz (Raimundão) e Grêmio de Jaciara (Márcio Cassiano).
A novidade para o próximo Mato-grossense é o descenso dos dois últimos colocados – um de cada lado – das Chaves A e B. A primeira é formada por Operário, Mixto, Sorriso, Cacerense, Santa Cruz e Luverdense. A segunda tem União, Vila Aurora, ambos de Rondonópolis, Barra do Garças, Grêmio de Jaciara e Dom Bosco.
Na primeira fase, os seis times vão se enfrentar entre si, em turno e returno, classificando-se para a final da etapa inicial do Mato-grossense aquele que somar o maior número de pontos de cada grupo. O time campeão da primeira fase já garante de forma antecipada uma vaga à grande decisão do Estadual.
Na segunda fase, haverá o confronto das equipes dos Grupos A e B em turno e returno. Os dois que somarem a maior pontuação vão fazer a final para conhecer o segundo finalista do campeonato. Caso o campeão do returno seja o mesmo do turno, será decretado o campeão do Mato-grossense de 2006.