No dia do 80º aniversário do Mixto – segundo clube mais antigo de Mato Grosso – sua torcida ganhou um presente de grego. O presidente do clube, Eder Moraes, foi preso pela Polícia Federal nas primeiras horas da manhã de terça-feira. Levado para a sede da PF, Moraes, que é ex-secretário de Estado de Fazenda, foi ouvido pelas autoridades policiais e transferido para Brasília. Acusado pela Justiça Federal de lavagem de dinheiro, Moraes foi um dos presos da Operação Ararath, cuja determinação das prisões e mandados de busca e apreensão partiram do Ministro José Dias Tófoli, do Superior Tribunal de Justiça. Assim, a ‘festa’ alvinegra, prometida pelo presidente para o próximo sábado, corre o risco de ser cancelada.
Na semana passada, Moraes disse, em entrevista à Rádio CBN, que tinha ganho bois no rolete e bebida de graça para a festa do clube, tudo patrocinado pelo amigo e patrocinador Filadelfo dos Reis Dias, dono do Grupo Dias, que atua nos ramos de energia, mineração, construção civil e saneamento.
O Mixto Esporte Clube foi fundado em 20 de maio de 1934, na rua Sete de Setembro, no centro de Cuiabá, quase em frente a Igreja Senhor dos Passos, na antiga Livraria Pepe (um casarão construído em estilo colonial e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Reunidos no casarão de estilo colonial, Ranulfo Paes de Barros, Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (maninho) e Zulmira D’Andrade Canavarros decidiram fundar um clube esportivo, mas estavam determinados na construção de um clube diferente: um clube que reunisse homens e mulheres para o entretenimento cultural e esportivo, algo incomum para a época, na qual os clubes esportivos eram majoritariamente para homens.
Ao longo se sua trajetória o Mixto conquistou 24 títulos estaduais, sendo o clube de mais títulos em Mato Grosso – tendo também conquistado a Copa Centro-Oeste em 1976) e o Torneio dos 250 anos de Cuiabá (1969).