Na semana em que o Mixto enfrenta o arquirival Operário, no 101º “Clássico dos Milhões”, a diretoria alvinegra decidiu deixar de lado o Chicote e direcionar sua “metralhadora” para o rival Cacerense. Na manhã de ontem o presidente mixtense Júlio Pinheiro, confirmou que protocolou recurso no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), contra o atual terceiro colocado do Grupo B.
Na petição encaminhada ao Tribunal, o Mixto alega que o atleta Eder Moreira da Silva, atuou de forma irregular no jogo do dia 21 (quinta-feira passada), quando ambas as equipes empataram em 1 a 1, no estádio Geraldão. De acordo com o presidente alvinegro, o nome do atleta do Cacerense só apareceu no Boletim Diário de Registro de Atletas (BID), no site da CBF, no dia 22 (sexta) – um dia após ter atuado.
“E digo mais. Fomos até a Federação Mato-grossense e descobrimos que o atleta sequer havia sido registrado. Quero apenas que o Tribunal cumpra o determina a legislação desportiva, aplique a pena ao Cacerense, com a perda de 6 pontos”, disse Júlio Pinheiro.
O presidente refere-se ao artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a perda do dobro de pontos atribuídos ao vencedor da competição, além de multa. Como há anos o Código exclui a reversão de pontos, por entender que haviam “manobras” no futebol brasileiro para servir a interesse de terceiros, o Mixto não obtém nenhuma vantagem ou benefício com o recurso. Porém, a intenção fará com que o Cacerense seja “rebaixado” para a disputa da Repescagem.
“Eu quero que o Cacerense vá para a Repescagem. Precisamos moralizar o futebol de Mato Grosso”, discursou Pinheiro. Caso o TJD acate o pedido mixtense, a medida beneficiará diretamente o Parecis. O problema é que de acordo com o próprio BID da CBF, o clube de Campo Novo só tinha registrado 6 atletas, até a última quarta-feira (20) quando enfrentou o Operário. Assim, o Parecis (quarto colocado 3 pontos) – caso seja oficialmente denunciado, perderia todos os pontos e ainda ficaria devendo pontuação.
Clássico – Sobre a partida de domingo, no Verdão, contra o Chicote, Pinheiro confirmou as estréias de Buiú e Márcio Abraão.