Botafogo e Independiente de Santa Fé empataram por 1 a 1 em partida disputada na noite desta quinta-feira, no Engenhão, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os dois times voltam a jogar no dia 25 de outubriao em Bogotá e um empate sem gols classifica a equipe da Colômbia. O Botafogo se garante se vencer ou com novo empate a partir de dois gols.
O resultado fez justiça ao desempenho das duas equipes. Escalado com muitos reservas, o time alvinegro sofreu o primeiro gol no primeiro tempo e só conseguiu subir de produção e chegar ao empate, com Caio,depois que Elkeson entrou na equipe.
O vencedor deste duelo entre brasileiros e colombianos vai encarar o ganhador do confronto entre Velez Sarfield da Argentina e Universidad Católica do Chile.
O jogo – Diante de um público muito pequeno, o Botafogo começou a partida de forma muito tímida enquanto o Santa Fé mostrava mais agressividade. A falta de entrosamento impedia que a equipe carioca trocasse mais de três passes enquanto a equipe colombiana tentava imprimir velocidade sempre que ficava com a bola.
E aos oito minutos, o Santa Fé marcou o primeiro gol. Após troca de passes rápidas, o lateral Bernao entrou nas costas de Gustavo e cruzou para o meio da área onde Pérez entrou livre pelo meio e tocou para as redes.
Em desvantagem, os jogadores da equipe carioca ficaram nervosos e Márcio Azevedo e Alex receberam cartão amarelo poe entradas violentas.
Só aos 20 minutos é que o Botafogo chegou com perigo ao ataque. Somália lançou Everton que foi travado na hora do cruzamento Na cobrança do escanteio, Gustavo ganhou dos zagueiros mas cabeceou nas mãos de Vargas. Aos 23, outro momento de perigo para a defesa colombiana. Alessandro cruzou e o goleiro Vargas saiu para dividir pelo alto com Loco Abreu e afastar o perigo.
A resposta colombiana não demorou. Depois de alguns chutes sem direção a equipe visitante teve a chance de ampliar aos 27 minutos quando Galvan ajeitou de cabeça para Péres que mandou por cima do travessão. Aos 33, Renan teve que sair nos pés de Pérez.
Ao 34, o Botafogo desperdiçou sua melhor chance de empatar. Após cruzamento na área, Gustavo escorou e Alex, livre na meia lua, chutou por cima do travessão, frustrando a torcida alvinegra.
Aos 40 minutos, o time colombiano quase chega ao segundo gol depois de falha bisonha de Márcio Azevedo mas Bernal desperdiçao a tentar encobrir Renan. Aos 45 minutos, Alessandro recebeu na grande área, se livrou de dois marcadores e rolou para Alex colocar a bola bem longe da trave colombiana. Logo depois, o Santa Fé teve mais uma chance depois de falhas de Lucas Zen e Antonio Carlos, mas Péres chutou para fora quando tinha tudo para marcar.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com Elkeson no lugar de Márcio Azevedo. Everton passou a jogar na lateral esquerda. Só que o primeiro momento de perigo foi criado pelo Santa Fé que penetrou na defesa carioca em velocidade mas Galvan e Pérez falharam ao tentar concluir o cruzamento de Copete.
O time dirigido por Caio Júnior adiantou a marcação e aos 12 minutos quase chegou ao empate em cabeçada de Elkeson que obrigou Vargas a fazer grande defesa. Dois minutos depois, Elkeson que entrou bem na partida, novamente entrou pela esquerda e cruzou rasteito mas o goleiro Vargas impediu que a bola chegasse a Loco Abreu.
Em mais uma tentativa de melhorar a produção da equipe, Caio Júnior tirou o hostilizado Felipe Menezes e colocou Caio em campo e no seu primeiro lance, o ex-talismã fez bela jogada pela direita mas seu cruzamento fechado foi defendido pelo goleiro. E o Botafogo chegou ao empate aos 20 minutos depois que Elkeson enfiou bola perfeita para Caio que entrou nas costas da zaga e tocou com categoria na saída do goleiro Vargas.
A partida caiu de ritmo, principalmente por causa dos erros de passes das duas equipes que não conseguiam organizar jogadas objetivas. Só aos 38 minutos é que a torcida alvinegra voltou a se agitar. Thiago Galhardo enfiou a bola entre as pernas de Quinteiros e bateu cruzado. O goleiro Vargas defendeu parcialmente e a zaga aliviou o perigo.