O ministro dos Esportes, Orlando Silva, assumiu ontem o compromisso com os representantes de Mato Grosso, liderado pelo secretário chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, de estar presente, na próxima terça-feira, quando Cuiabá receberá a visita da delegação da CBF e Fifa. “Não tenho como influir, mas darei todo o apoio para que Cuiabá seja uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014”, destacou Silva.
Novacki apresentou ao ministro um relatório de todas as informações repassadas pelo governo do Estado para a Fifa para que a Capital mato-grossense venha a sediar jogos da Copa do Mundo. “O governador Blairo Maggi, quando o Brasil manifestou a intenção de sediar a Copa do Mundo, já preparou o Estado para ser uma das subsedes”, informou, assinalando que, por isso, Cuiabá está na vanguarda entre algumas capitais brasileiras que disputam a indicação.
Ele observou que o Estado está preparado, se for preciso, para construir o novo estádio com recursos próprios. “Se não conseguirmos parcerias com a iniciativa privada, o governo do Estado banca a construção do novo estádio”, informou Novacki. O projeto está estimado em R$ 400 milhões.
Orlando Silva disse que estava contente com os trabalhos desenvolvidos pelo Estado, mas que não estava surpreso com o fato de Cuiabá estar melhor estruturado. O ministro explicou que vem acompanhando todo o processo e que, por isso, sabia da situação.
Mesmo assim, ele prometeu empenhar, no que for possível, para que a Capital seja uma das 12 cidades escolhidas. “Farei tudo, dentro das minhas possibilidades, para que Cuiabá seja escolhida”, informou.
“O ministro é um aliado de peso que temos para conseguirmos o nosso objetivo”, completou Novacki.