O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, declarou, hoje, que tanto o governo federal quanto a Fifa estão monitorando de perto o andamento das obras nas cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. Ele disse que não há preocupação em relação aos possíveis atrasos nas obras em Cuiabá. “Temos o problema de uma empreiteira que abandonou a obra em Cuiabá, mas falei com o governador Silval Barbosa e ele garante que o estádio será entregue em dezembro”.
De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, minimizou os problemas das obras no país. Ele disse que “não se pode cobrar a pontualidade dos trens suíços na organização de uma Copa do Mundo”.
Conforme Só Notícias já informou, relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que 21 das 24 obras previstas para a copa estão atrasadas. Os valores investidos são de R$ 2.245 bilhões. Os auditores fiscalizaram a Arena Pantanal, Centro Oficial de Treinamento (COT) do Pari, Aeroporto Marechal Rondon, construções de viadutos, trincheiras e pontes e duplicação, recuperação e pavimentação de vias urbanas.
As mais preocupantes são as trincheiras do Santa Rosa e Santa Isabel – que até então estavam sob responsabilidade da empresa Ster Engenharia (que deixou o consórcio) – e Jurumirim, bem como à implantação dos corredores estruturais de transporte coletivo na capital. Os dados são referentes até 31 de janeiro.
O conselheiro Antônio Joaquim, que apresentou o relatório, aponta que, comparado ao relatório anterior de dezembro do ano passado, divulgado em fevereiro, há redução no atraso de obras e que “se deve muito mais à atualização do cronograma do que à aceleração do ritmo das obras”.