Foi na garra, na superação, na determinação dos jogadores, mesmo com 9 atletas em campo. Foi assim que o Mixto conquistou a vaga para a terceira fase do Campeonato Brasileiro da Série C e a permanência na competição em 2009. O time mato-grossense perdeu o jogo, 1 a 0, nos minutos finais, mas fez o suficiente para garantir seu objetivo que era a classificação. Com o resultado, o Mixto terminou na segunda colocação do grupo, graças a derrota do Itumbiara para o Atlético-GO. Os próximos adversários do Mixto na terceira fase serão o Duque de Caxias, do Rio de Janeiro e o Guaratinguetá, de São Paulo. O próximo jogo será contra o Guaratinguetá.
O Mixto enfrentou uma verdadeira maratona para chegar a Boca do Jacaré, em Brasília para o jogo desta tarde. A delegação deixou Cuiabá apenas na manhã deste sábado. Viajou de avião até o Aeroporto Internacional de Brasília e de lá seguiu de ônibus até Taguatinga local da partida.
A viagem chegou a irritar os jogadores mixtenses. Robinho chegou a reclamar, lembrando que o transporte foi cansativo. “Tivemos de levantar três horas da manhã para uma partida decisiva”, disse.
Em campo, os jogadores, mesmo cansados mostravam garra, superação. E ainda criavam jogadas em condições de gols. O time era emocionante em campo.
Na fase complementar, Rafinha acabou expulso em uma jogada infantil, deixando o time com um jogador a menos. Isso não intimidou a equipe mixtense, que continuava fechada, não dando espaço.
Aos 33 minutos, Juan, na tentativa de tirar a bola da área acaboui fazendo penalidade máxima. Paulinho cobrou com paradinha. A bola bateu no travessão, tocou no goleiro Douglas, bateu na trave e em seguida o goleiro tirou para a zaga afastar o perigo.
O jogo caminhava o empate, quando o Mixto se aventurou para o ataque e perdeu duas oportunidades de liquidar a partida com Cal. Mas, aos 48 minutos, o Dom Pedro, de tanto insistir abriu o marcador. Juninho avançou pela esquerda, entrou na área e chutou. A bola ainda tocou em um zagueiro mixtense antes de morrer no fundo da rede. Logo depois Odil foi expulso.
Os minutos finais foram de angústia, os jogadores do Mixto se desdobravam na defesa. A torcida Boca Suja, que foi até Brasília com 30 torcedores roia as unhas, até que o árbitro apitou o final do jogo.