Mesmo com o Luverdense eliminado, há pouco mais de uma semana, do Campeonato Brasileiro da Série C, o meia Rubinho segue na vice-artilharia do nacional com dez gols. O último foi justamente na partida que marcou a despedida da equipe da competição, contra a Chapecoense (SC), no estádio Passo das Emas. Ele marcou de pênalti, aos 43 minutos do segundo tempo. O que não foi suficiente para manter o time na disputa, já que precisaria vencer pela diferença de três gols.
Rubinho foi o artilheiro do Luverdense no nacional. O primeiro gol saiu logo na primeira vitória do time, no início de julho, por 2 a 0, diante do Fortaleza (CE). No decorrer do campeonato, também foi o autor de um dos dois gols que permitiram o time chegar na liderança do grupo A, pela primeira vez, em meados do mesmo mês, abrindo o placar em cobrança de pênalti, na partida contra o Icasa (CE). A partida acabou em 2 a 1.
O atual artilheiro do Brasileirão é o atacante do Santa Cruz (PE), Dênis Marques, com 11 gols. Dividem a terceira colocação Jones (Macaé-RJ) e Pedro Júnior (Vila Nova- GO), com nove; a quarta, Bruno Veiga (Duque de Caxias-RJ) e Zambi (Macaé-RJ) com oito. Kiros, do Paysandu-PA, está em quinto com sete tentos marcados.
As disputas das semifinais do campeonato começam hoje, Paysandu enfrenta o Icasa-CE, às 18h, no Arena Verde, em Paragominas, no Pará. O jogo de volta acontece dia 22 no Romeirão, em Juazeiro do Norte. Já a Chapecoense pega, amanhã, o Oeste-SP, também às 18h, no Arena Condá, em Chapecó. A partida de volta acontece dia 23, no estádio Amaros, em Itápolis.