PUBLICIDADE

Mato Grosso se prepara para receber tocha do Pan na terça-feira

PUBLICIDADE

Terra, água, fogo e ar estão representados na tocha que é um dos principais símbolos dos 1º Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso que serão realizados em Campo Novo do Parecis, na próxima semana. O símbolo dos jogos indígenas – inédito e exclusivo – foi criado especialmente para recepcionar a tocha dos jogos Pan-americanos que faz o revezamento em Campo Novo, na próxima quarta-feira.

Com cerca de 70 centímetros de altura, a tocha será acesa com fogo produzido pela tecnologia milenar de fricção da madeira, durante a cerimônia espiritual que será realizada às margens do rio Sacre, na aldeia 4 Cachoeiras. A cerimônia marcada para as 9 horas e 48 minutos, abre a programação com o Ritual de Celebração do Fogo Ancestral Indígena para Recepção à Tocha Rio 2007.

A tocha indígena tem estrutura de sustentação com hastes de bambu, destacando a madeira como o quinto elemento fundamental para a manutenção da vida na natureza. A água retirada do rio Sacre e a terra também coletada na região são acomodadas em recipiente de vidro transparente, na parte central da haste. O fogo será acesso no topo da estrutura, que é ornamentada com penas de aves silvestres fornecidas pelos indígenas. “Os indígenas solicitaram a inclusão da arte plumária na tocha para melhor caracterizar suas tradições”, explica o diretor de Cultura do município, Vanderlei Guolo.

Três exemplares idênticos foram construídos. A unidade principal pertence a Campo Novo do Parecis e ficará sob a responsabilidade da administração municipal. Uma das réplicas será entregue ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a outra será doada ao Museu do Memorial Indígena de Brasília. “Após os jogos, a tocha vai compor o patrimônio do esporte e da cultura indígena nacional”, considerou o criador projeto, Carlos Terena. Incentivador e um dos pioneiros na realização de jogos indígenas no Brasil, Terena é Articulador Cultural do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), que promove o evento em parceria com a Prefeitura de Campo Novo do Parecis e Governo de Mato Grosso.

A tocha indígena será acesa durante a cerimônia espiritual que será realizada na aldeia 4 Cachoeiras, primeiro momento em que se encontra e fica lado a lado com a Tocha Rio 2007. O segundo momento será no Estádio Ari Tomazelli, onde termina o revezamento da tocha pan-americana e tem início a programação dos I Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso que devem reunir cerca de 300 atletas índios de diversas etnias. Entre as modalidades esportivas do evento destacam-se o Hipipi (arco e flecha), Lutas Corporais, Jikunahati (cabeça-bol), Arremesso de Lança, Corrida de Tora e Natação de rio.

Campo Novo do Parecis é a única cidade que participa do Revezamento da Tocha Rio 2007 sem estar representando um país. “Estamos representando todas as comunidades indígenas das Américas”, informa o Secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Sérgio Mineiro. A região abriga cerca de 2 mil indígenas da etnia Paresi, distribuídos por 49 aldeias em reserva de 1,2 milhão hectares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bahia recua de contratação de Pitta após Cuiabá pedir R$ 38 milhões

O Bahia desistiu da contratação de Isidro Pitta após...

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...
PUBLICIDADE