A delegação de Mato Grosso, com 60 atletas, que disputou o Brasileiro de Jiu-Jítsu, em São Paulo, de 16 a 18 de maio, foi apontada como a grande revelação da competição.
Os mato-grossenses regressaram com 24 medalhas, dentre elas 14 de ouro, 5 prata e 5 de bronze. “Isso demonstra toda seriedade do trabalho desenvolvido no Estado e que cresce a cada dia conquistando prestígio nacional e excelência técnica”, comemora Paulo César Venâncio, presidente da Federação de Jiu-Jítsu Esportivo de Mato Grosso (FJJE-MT), que já inicia os preparativos para a 2ª fase do campeonato estadual, e que também servirá de seletiva para o Mundial.
Além destes campeonatos, a federação promoverá, no segundo semestre, o Campeonato Centro-Oeste de Jiu-Jítsu que espera uma expressiva participação não apenas de Mato Grosso, mas também de Mato Grosso do Sul, Brasília e Goiânia.
No Brasileiro, realizado pela Confederação de Jiu-Jítsu Esportivo, estiveram participando além de Mato Grosso, Amazonas, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Santa Catarina, Rondônia, Pernambuco e outros.
“O Estado de Mato Grosso foi anunciado 24 vezes durante a premiação, quando cada atleta era chamado para receber sua medalha num ginásio lotado com a presença de vários Estados e público em geral, além de ser divulgado mais de 100 vezes durante o campeonato, pois cada vez que um atleta era chamado à luta, o Estado era também anunciado”, comemora Venâncio.