Mato Grosso repetiu a dose e venceu o time do Rio Grande do Sul, com um placar final de 59 a 57, garantindo o título de campeão do Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino de Basquete da 2ª divisão. A final foi, ontem, em Sinop. As mato-grossenses já tinham garantido a vaga na 1ª divisão com a vitória sobre o Alagoas, durante a semifinal, na sexta-feira (12). O Rio Grande do Sul e o Maranhão também estão na 1ª divisão do Campeonato no próximo ano.
Com desempenho diferente do jogo da segunda rodada, no qual perderam para Mato Grosso por 34 a 46, as gaúchas deram trabalho para as mato-grossenses na disputa final pelo título. O Rio Grande do Sul abriu o placar no primeiro período, mas as donas da casa começaram a controlar o nervosismo abrindo pontos de vantagens sobre as adversárias, encerrando o placar em 14 a 11. No segundo período a tensão aumentou entre os dois times, que disputaram ponto a ponto e se revezaram na liderança. Com o apoio intenso da torcida, Mato Grosso conseguiu encerrar o segundo período com um ponto de vantagem sobre as gaúchas, com placar de 28 a 27.
Mato Grosso fechou o terceiro período com 44 pontos contra 40 das adversárias. Com um jogo acirrado, a vantagem no placar foi definida minuto a minuto e mesmo errando mais que as gaúchas, as mato-grossenses mantiveram a vantagem. A marcação forte foi uma das principais estratégias dos dois times, o que manteve o placar apertado até o último minuto do quarto período, que fechou com a vitória de Mato Grosso com 59 pontos a 57 do Rio Grande do Sul.
Para o técnico do Mato Grosso, Marcos Chaves, a vitória no Campeonato estava traçada desde 2008 e foi resultado de um trabalho duro, com muita dedicação e disciplina. “Um conjunto de fatores nos trouxe à vitória de hoje. Sabíamos que seria um jogo mais duro, principalmente porque as duas equipes já se conheciam, mas conseguimos a vitória novamente e o título. Agora é se dedicar ainda mais aos treinos, focando a 1ª divisão, na qual enfrentaremos times mais fortes”, declarou Chaves.
Destaques – A jogadora Malu Martins, da Paraíba, foi a cestinha do Campeonato, marcando 89 vezes, uma média de 22 pontos por partida. O destaque em Rebotes ficou para Tainah Vilhena, do Pará, com 60 rebotes. A jogadora do Mato Grosso, Lohana Alcântara foi destaque em Assistências, com 18 no total.
BAHIA X AMAZONAS
Sem grande dificuldade, o Amazonas venceu o time do Bahia, com um placar de 56 a 32, ficando como sétimo colocado no Campeonato. O Bahia ficou com a oitava colocação. Destaque para a baiana, Suelen Souza que pontuou 11 vezes e para a jogadora do Amazonas, Gabriela Lins, que fez 10 pontos no jogo.
PARA X PARAIBA
O Paraíba conquistou a vitória sobre o Pará com o resultado de 87 a 61, conquistando a sexta posição no Campeonato. O jogo teve ritmo equilibrado até o terceiro período e foi decidido nos últimos minutos com a Paraíba liderando o placar. A cestinha da partida foi Malu Martins, do time vencedor, que fez 23 pontos.
MARANHÃO X ALAGOAS
Maranhão ficou com o bronze e a vaga para a 1ª divisão do Campeonato com a vitória sobre o Alagoas, com placar de 67 a 63. A partida foi disputada, com as duas equipes alternando a liderança do placar até os minutos finais do quarto período, quando o Maranhão demonstrou que está mais acostumado a decisões, conquistando o terceiro lugar no Campeonato. A cestinha da partida foi a alagoana Kallyne Omena, que pontuou 23 vezes. A jogadora do Maranhão Tamara Antônio foi responsável por 20 dos 67 pontos marcados pelo time vencedor.
Classificação Geral
1º lugar – Mato Grosso
2º – Rio Grande do Sul
3º – Maranhão
4º – Alagoas
5º – Paraíba
6º – Pará
7º – Amazonas
8º – Bahia