O Brasil teve seu melhor dia na Universíade nesta terça-feira, disputada na Tailândia, fechando com um ouro para o nadador Nicholas dos Santos nos 50m livre, uma prata para o nadador cuiabano Felipe Lima nos 50m peito e um bronze de Rebeca Gusmão nos 50m livre.
Felipe ainda bateu o próprio recorde sul-americano com o tempo de 27s94 e é o primeiro do continente a baixar dos 28s na prova.
Felipe Lima começou bem. Com 28s07 na última série eliminatória, ele já conseguira bater o próprio recorde sul-americano feito no Troféu Maria Lenk, em maio, 28s11.
Na final, o nadador de Mato Grosso baixou dos 28s, 27s94, estabelecendo mais uma vez a melhor marca do continente. O campeão da prova foi o ucraniano Oleg Lisogor (27s74), campeão mundial em Melbourne. O inglês Darren Mew ficou com a medalha de bronze pelo tempo de 27s95.
“Estou muito feliz com esse tempo, feito tão próximo aos Jogos Pan-Americanos. A natação brasileira está em um momento especial e vamos em frente porque temos mais gente que vai fazer abaixo de 28s nesta prova”, disse Felipe.
A equipe brasileira de natação sai da competição na Tailândia com cinco medalhas – uma de ouro, duas de prata e duas de bronze e um recorde sul-americano.
A próxima competição para os melhores nadadores do País será o Campeonato Brasileiro Absoluto Troféu José Finkel, de 4 a 9 de setembro, em Florianópolis, Santa Catarina