A canoísta nascida em Primavera do Leste (244 quilômetros de Cuiabá), Ana Sátila Vargas conquistou medalha de ouro na categoria C1 feminino, na canoagem slalom no Pan-Americano, em Lima, no Peru, no último domingo, com o tempo de 95s35. Essa é a sua segunda medalha de ouro dela em Pan-Americanos, já tendo ficado na primeira colocação nos jogos de 2001, em Toronto.
No mês passado, Sátila foi campeã do C1 no Mundial sub-23 de canoagem slalom, disputado no canal da Cracóvia, na Polônia. Favorita depois de liderar a semifinal, ela confirmou o bom momento e cravou 101s06 para faturar o ouro. A medalha de prata ficou com a russa Alsu Minazova, que fez 104s45. Já a eslovaca Monika Shachova, com tempo de 105s95, fechou o pódio com a medalha de bronze.
No ano passado, Vargas conquistou medalha de ouro no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, no Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), ela foi a primeira brasileira na história a chegar em primeiro lugar em uma edição da competição na categoria K1 Extremo.