Cinco equipes já estão com vagas garantidas para disputar a segunda fase do Campeonato Mato-grossense. Das cinco, quatro delas são integrantes da Chave A. Luverdense, líder isolado com 28 pontos ganhos, Crac de Campo Verde, vice com 20, Sorriso, terceiro com 18 e Operário, quarto com 17, estão classificados em que pese a última rodada da fase, marcada para ser aberta nesta quarta-feira e fechada no próximo domingo, dia 29.
No Grupo B, apenas o Barra do Garças, único invicto do Estadual, lidera com 24 pontos e está garantindo na próxima etapa da competição. Mas o julgamento dos recursos impetrados por Operário e Mixto, que será julgados na próxima quinta-feira, dia 26, podem dar uma reviravolta no Grupo A, tanto na questão de descenso quanto na composição dos classificados.
Ao todo, restam três vagas para preencher o número de oito clubes classificados. A nova fase do Mato-grossense será idêntica a primeira. As oito equipes vão ser dividas em duas chaves de quatro, com elas jogando entre si em turno e returno, indo para a fase semifinal do campeonato as duas primeiras colocadas de cada grupo.
Na Chave A, Palmeiras e Sinop, ambos com 14 pontos ganhos cada, mesmo que vençam seus respectivos compromissos e Operário perca para o Palmeiras nesta quarta-feira, perdem a classificação no quesito confronto direto. Os dois times perderam para o Tricolor várzea-grandense. No caso do “Periquito do bairro do Porto, o time tem um saldo negativo de menos 11 gols contra 14 do time treinado por Éder Taques.
Na chave A, há outra definição: último colocado com dez pontos, o já está rebaixado à Segunda Divisão. Mesmo que derrote o Sinop na última rodada no próximo domingo, o atual campeão estadual poderá chegar aos 13 pontos, mas seriam insuficientes para alcançar outros adversários. O Tangará, hoje na penúltima posição, tenta escapar precisando golear o Crac de Campo Verde por uma boa vantagem de gols para escapar da degola.
No Grupo B, o Barra do Garças é o único garantido com 24 pontos somados. Já Araguaia, vice-líder com 18, briga com outros três times de Rondonópolis, Vila Aurora, União, ambos com 16 cada e o REC, quinto com 13, pelas três vagas restantes.
O REC já joga nesta quarta-feira contra Araguaia no duelo direto por uma vagas restantes. Já União e Vila também vão disputar pela classificação.