A Federação Mato-grossense de Futebol divulgou no final da tarde de ontem a tabela do Campeonato Estadual de 2007 que terá seu ponta-pé inicial dia três de fevereiro com dois jogos no Nortão do Estado. O Estadual do próximo ano, que tem sua tabela divulgada com mais de dois meses de antecedência, terá a participação de 13 clubes divididos em dois grupos A e B e promete ser um dos mais empolgantes dos últimos anos.
A abertura do Estadual-2007 acontecerá dia 3 de fevereiro do próximo ano com dois jogos pela chave A no Nortão do Estado. Em Sinop, o Sinop que volta a disputar o Estadual vai receber a equipe do Luverdense. Já em Sorisso, Sorriso e o Dom Bosco, duas equipes que conseguiram através de uma virada de mesa permanecerem na primeira divisão, vão se enfrentar. As duas partidas terão início às 20h.
A rodada será completada no domingo, dia 4 de fevereiro, com quatro partidas: pela chave A, às 18h, o Cacerense receberá a visita do Operário que vem enfrentando problemas para saldar os salários atrasados de seus jogadores. Pela chave B todos os jogos serão realizados às 18h. Em Rondonópolis, o União, que há 34 anos persegue o tão sonhado título estadual, vai enfrentar o Barra, enquanto que o Juventude receberá a visita do Grêmio Jaciara em Primavera do Leste. Completando a primeira rodada, no Verdão, O Mixto enfrentará o Vila Aurora, num clássico do Estadual. O Cuiabá, que está no grupo B folga nesta primeira rodada. Sua estréia acontecerá apenas no dia 7, uma quarta-feira, diante do Juventude, no Verdão.
O Estadual está em sua primeira fase duas chaves. Na chave A estão Sinop, Luverdense, Sorriso, Dom Bosco, Cacerense e Operário. Na chave B estão União, Barra do Garças, Mixto, Vila Aurora, Juventude, Grêmio Jaciara e Cuiabá.
Ao divulgar a tabela dos dois turnos da primeira fase do Estadual, o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol Carlos Orione disse que o objetivo foi dar aos clubes tempo para iniciarem as contratações de jogadores e comissões técnicas e se prepararem bem para a disputa de uma competição sem problemas.
“Ninguém poderá reclamar que não teve tempo para se preparar para o Estadual. São mais de dois meses para a abertura e, portanto, todos os dirigentes terão tempo suficiente para montarem boas equipes”, disse completando que não vai adiar a estréia de nenhuma equipe e muito menos mudar rodadas. “Isso não vai acontecer mais. Fizemos a nossa parte. Agora cabe aos dirigentes mostrar que são profissionais e não decepcionarem suas torcidas. Vamos promover um grande campeonato”, diz.