A Fifa anunciou os indicados ao prêmio Puskas, que dá o troféu ao autor do gol mais bonito da temporada. Entre os indicados, estão estrelas como Lionel Messi e Neymar. A surpresa é a presença de um gol do Corinthians na disputa: Marlone foi selecionado pelo gol marcado contra o Cobresal, pela Libertadores, no mês de abril, em vitória do Timão por 6 a 0.
No lance, o camisa 8 recebeu cruzamento de Edilson, dominou no peito e acertou belo voleio, estufando as redes chilenas em Itaquera. Na partida, Marlone ainda fez mais um gol, sendo um dos melhores em campo na goleada do time de Tite.
As estrelas Neymar e Messi também estão no páreo. O brasileiro concorre pelo gol feito ainda em 2015, contra o Villarreal, mas que não entrou na última eleição por ter sido feito após a escolha dos indicados. Na ocasião, o camisa 11 chapelou defensor e bateu de primeira.
O atual melhor do mundo foi lembrado por gol de falta, marcado pela Argentina, durante a Copa América Centenário. Na semifinal, contra os Estados Unidos, Lionel acertou o ângulo esquerdo do goleiro Guzan.
Entre os dez indicados, apenas um gol foi feito no futebol feminino. A venezuelana Daniuska Rodríguez, no Sul-Americano sub-17, fez fila na defesa da Colômbia e acertou o ângulo em chute de esquerda.
A votação que definirá o vencedor é popular, feita pelo site da Fifa. Em 2015, o brasileiro Wendell Lira recebeu grande apoio das redes sociais e superou o próprio Messi, conquistando o Puskas por gol de voleio, após boa tabela, marcado pelo Goianésia, contra o Atlético-GO, em partida pelo Campeonato Goiano.
Além de Wendell, Neymar também já levou o prêmio, em 2011, por tento marcado contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante arrancou desde o meio-campo, tabelou com Borges e deu drible desconcertante em Ronaldo Angelim, antes de empurrar para as redes.
Confira os dez indicados ao Prêmio Puskas:
Marlone (Corinthians) – contra o Cobresal, pela Libertadores
Neymar (Barcelona) – contra o Villarreal, pelo Campeonato Espanhol
Lionel Messi (Argentina) – contra os Estados Unidos, pela Copa América Centenário
Mario Gaspar (Espanha) – contra a Inglaterra, em amistoso
Saúl Niguez (Atlético de Madrid) – contra o Bayern, pela Liga dos Campeões
Hal Robson-Kanu (País de Gales) – contra a Bélgica, na Eurocopa
Hlompho Kekana (África do Sul) – contra Camarões, pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações
Daniuska Rodríguez (Venezuela) – contra a Colômbia, pelo Sul-Americano sub-17 feminino
Simon Skrabb (Gefle) – contra o Atvidaberg, pelo Campeonato Sueco
Mohd Faiz Subri (Penang) – contra o Pahang, pelo Campeonato Malaio